O parlamento angolano aprovou, na generalidade e por unanimidade, a proposta de lei sobre a mineração de criptomoedas e outros ativos virtuais, instrumento jurídico que visa salvaguardar a soberania monetária angolana e controlar as moedas virtuais.
Portugal assume a lei europeia que promove a aposta no sector dos semicondutores. No último Conselho de Ministros do Governo foram estabelecidos os objetivos e a estratégia para promover o crescimento da indústria de chips.
A Google revela hoje as palavras mais pesquisadas do ano mas também tem uma lista especial, dos mais procurados nos últimos 25 anos. Cristiano Ronaldo está em primeiro lugar na lista dos atletas.
Promovido pela Action Labs - Laboratórios de Inovação, que chegou a Portugal este ano, o webinar “Como é que a IA vai dominar as próximas eleições?” decorrerá no próximo dia 12 de dezembro, pelas 17h. As inscrições são gratuitas.
Com as novas regras, será possível a um turista português levantar uma receita numa farmácia em Itália ou médicos terem acesso a informação de saúde de um doente belga que esteja a ser tratado na Alemanha.
Todas com opções gratuitas e disponíveis para smartphones Android ou iOS: no conjunto de apps desta semana tem propostas de vários géneros, uma delas “inclusiva”. Mas também há jogos "individuais" e a pensar nas festas familiares que se aproximam.
Quem tem um sobrenome pouco comum (mas não só) vai com certeza gostar da proposta do website SayMyName, e da possibilidade de criar cartões de visita áudio com a pronuncia correta, para partilhar por email e nas redes sociais.
Phantom Blade: Executioners é um jogo de combate com um ritmo frenético, que desafia o jogador a enfrentar inimigos poderosos com sequências coreografadas.
Ainda não leva dois meses dos seis anos de viagem prevista, mas continua a cumprir o seu desígnio com distinção. Desta vez, a sonda da missão Psyche que vai estudar o asteroide metálico com o mesmo nome ligou as duas câmaras e registou as suas primeiras imagens.
A Electronic Arts destacou as novidades que vão chegar a FC 24, numa atualização que vai ser lançada em breve. Há novos itens do Ultimate Team, assim como afinações gerais na jogabilidade.
Mais do que trenós com prendas de Natal puxado por renas voadoras (de nariz vermelho ou não), 24 de dezembro também vai ser dia de lançar foguetões em direção à Lua. À boleia do Vulcan Centaur segue o módulo espacial Peregrine Lunar Lander.
O sudoku.coach pode servir como um treinador para aprender novas técnicas de resolução dos famosos puzzles, mas apresenta outros recursos interessantes para os fãs.
A Ubisoft lançou Avatar: Frontiers of Pandora, o jogo diretamente inspirado no universo criado por James Cameron. Neste jogo de ação na primeira pessoa, o jogador encarna um Na’vi e terá o colorido planeta para explorar.
Apesar das polémicas, a popularidade do TikTok continuou a crescer e a rede social revela quais foram os vídeos e tendências que marcaram os últimos 12 meses.
O jogo do ano pelos “Óscares” dos videojogos foi atribuído ao RPG Baldur’s Gate 3, baseado em Dungeons & Dragons. Alan Wake 2 foi considerada a melhor história, direção artística e realização.
Os visitantes da Comic Con Okinawa puderam participar em batalhas multijogador do jogo português ARcade Sports, baseado em realidade aumentada e jogado através do smartphone.
A regulação da Inteligência Artificial está a ser discutida na Europa mas há muitos sinais preocupantes no desenvolvimento da tecnologia, até na área da concorrência. Um relatório da Autoridade da Concorrência alinha os principais desafios.
Depois de vários anos a estar disponível exclusivamente para iOS, a Seeing AI da Microsoft chegou esta semana ao Android, com o lançamento a coincidir com o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
O instrumento regional do Portugal 2020 para a região de Lisboa atribuiu mais de 90 milhões de euros à criação ou renovação de infraestruturas tecnológicas e Teresa Almeida sublinha que esta continua a ser uma prioridade do Lisboa 2030.
Para Vasco Pedro, confundador e CEO da Unbabel, o financiamento é mais um passo alinhado com a estratégia de aquisições da empresa que em janeiro anunciou a compra da alemã EVS Translations e em maio da empresa israelita Babli.
Equilibrar segurança e liberdade é um dos grandes desafios para os projetos da Web3. Num panorama onde os programas de Bug Bounty ganham cada vez mais expressão, a colaboração entre as comunidades Web3 e Web 2.0 pode ajudar, defende Mitchell Amador, fundador e CEO da Immunefi, em entrevista ao SAPO