A CIP sugere que os contratos laborais definam um período mínimo de permanência ou, em alternativa, que o Governo garanta um mecanismo de reembolso dos custos contraídos com os trabalhadores.
A partir de 2025, os 100.000 trabalhadores do Mercadona vão ver os seus salários aumentar 8,5%. Salário de entrada passa a ser de 1.247 euros brutos por mês.
Há 18 greves anunciadas até ao final do ano. Da aviação à distribuição, passando pelos registos e notariado, até à higiene urbana veja as paralisações que afetam esta quadra natalícia.
Medida "Extra Natal" representou um investimento global de 7,7 milhões de euros. Sindicato acusa retalhista de discriminação na hora de atribuir o montante.
O mercado de trabalho português tem dado provas de resiliência e o próximo ano deverá ser sinónimo de estabilidade. O desemprego jovem gera, contudo, preocupações.
Como é hábito, a véspera de Natal será a meio gás. Além de várias greves a nível nacional, seja nos aeroportos ou nas superfícies comerciais, a sessão das bolsas será mais curta esta terça-feira.
Aplausos de um lado, apupos do outro e um relatório de desagregação de freguesias que será votado dia 17. Mas o "pai" da Lei de 2013, que seguiu indicações da troika, confia num veto em Belém.
A bolsa lisboeta prepara-se para fechar o ano com um desempenho negativo, arrastada pelas fortes quedas do Grupo EDP. Após este desaire, os analistas antecipam uma recuperação em 2025.
"Sabemos que na política há sempre quem, de forma oportunista, se queira aproveitar das preocupações do povo. Há sempre quem queira usar o medo para fomentar o ódio e a insegurança", diz líder do PS.
O Presidente turco criticou ainda Israel na semana passada pelos seus planos de duplicar a população que vive na parte ocupada e anexada dos Montes Golã.
A ex-SAD deixa de ter "qualquer direito de titularidade, de uso ou qualquer outro sobre o nome, as marcas, os símbolos, o hino, o lema, a história e qualquer outro elemento figurativo".
O secretário de Estado Telmo Correia considerou que as forças de segurança "são exemplares no trabalho em toda e qualquer circunstância" e afastou qualquer intromissão do Governo.
Números excedem em muito as estimativas do Estado-Maior do Exército sul-coreano, que adiantou que mais de 1.100 soldados norte-coreanos foram mortos ou feridos enquanto lutavam ao lado da Rússia.
A avaliação dos trabalhadores deverá passar a ser anual e em cada ciclo avaliativo deverá haver “uma formação específica, obrigatória, ligada às competências a desenvolver”, indica o governo regional.
A estratégia de "fecho da rua e revista de pessoas" constitui "uma ação comum em diversos pontos do país, incluindo o Martim Moniz", indica o Observatório de Segurança Interna.
Os trabalhadores da Silopor "fazem greve pela manutenção da empresa no setor empresarial do Estado, com gestão pública e pela recuperação do tempo de serviço congelado no período da troika”.
O empresário Manuel Saraiva dos Santos detém a participação maioritária na firma de Ourém. O controlo passa a ser conjunto, segundo a notificação à Autoridade da Concorrência.
O recém nomeado primeiro-ministro francês, François Bayrou, já tem equipa para começar a governar. Primeiro Conselho de Ministros marcado para 3 de janeiro.
Pneus em chamas ocupam já avenidas principais de Maputo, com a polícia a disparar para afastar os manifestantes. Protesto regressam após a leitura dos resultados das presidenciais em Moçambique.