
Com votações a decorrerem até 24 de agosto, Sines é candidata a “Melhor Destino Emergente da Europa” na edição 2025 dos World Travel Awards, conhecidos como os “Óscares do turismo”. Localizado a meio da costa alentejana com praias famosas, como Porto Covo, ilha do Pessegueiro ou S. Torpes, o município de Sines destaca-se como destino através de três grande eixos: beleza natural, património cultural e gastronomia.
Alentejo com vista para o Atlântico
O concelho de Sines está situado exatamente a meio da costa alentejana, entre a Reserva Natural da Lagoa de Santo André e da Sancha e o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Esta posição geográfica privilegiada oferece diversidade de paisagem e uma grande variedade de atividades ligadas ao mar e à natureza. Com 30 km de costa atlântica, além das já enunciadas praias, dispõe do único porto de recreio da costa marítima entre Setúbal e o Algarve. Recorde-se que foi aqui que nasceu Vasco da Gama, o grande navegador que descobriu o caminho marítimo para a Índia e também dá nome ao areal da cidade.
Para apreciar a baía e a praia Vasco da Gama, suba até ao Castelo de Sines. A fortaleza medieval é um miradouro obrigatório. Aqui, está instalado o núcleo sede do Museu de Sines (tel. 269860095), com entrada livre, e ainda a Casa Vasco da Gama, que através de instalações multimédia dá a conhecer a biografia do navegador. É também aqui que, em julho, Sines volta a receber mais uma edição do Festival Músicas do Mundo, um dos maiores eventos de world music da Europa. Aproveite para visitar o Centro de Artes de Sines, um edifício marcante da arquitetura portuguesa contemporânea.
Estação Náutica de Sines
Certificada a 16 de novembro de 2018 (Dia Nacional do Mar), a Estação Náutica de Sines agrega uma grande diversidade de atividades e experiências náuticas, ancorada em dezenas de parceiros. O Porto de Recreio de Sines, de águas profundas, dispõe de aproximadamente 180 lugares e disponibilidade para receber embarcações até 30 metros. O Porto é constituído por um molhe de abrigo, passadiços flutuantes com fingers, doca seca e área de serviços para manutenção e reparação de embarcações. Com o Clube Náutico de Sines (tel. 964573486), fundado em 1981, pode praticar vela, em diversas classes, e caiaque de mar, enquanto a associação sem fins lucrativos Sines Surf Clube (tel. 919566911) apoia a prática de desportos ligados ao mar como o surf, bodyboard, stand-up paddle, assim como desportos radicais (Skate e BMX) e basquetebol. Ainda em Sines, a Hike Time Portugal (tel. 918232292) promove, além de aulas de surf, caminhadas e passeios de bicicleta.
A norte da cidade, destaca-se a Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha, que é morada de inúmeras espécies de aves, incluindo o rouxinol-pequeno-dos-caniços, símbolo desta área. Na lagoa de Santo André, a maior do litoral alentejano, como na lagoa da Sancha, é possível praticar canoagem, stand-up paddle e windsurf, além de caminhadas e birdwatching. Há ainda diversos percursos pedestres entre salgueirais, matos atlânticos e pinhais para percorrer.
Baseada na praia de S. Torpes, que ostenta Bandeira Azul, a Escola de Surf do Litoral Alentejano (tel. 925660163) promove aulas desta modalidade e organiza surf camps para adultos e crianças. No mesmo areal encontra-se também a Kalux Surf Sines (tel. 969176076). Além de escola, dispõe de um serviço de ATL de surf, complementado com bar de praia e restaurante. Um pouco mais a sul encontra-se a praia Vieirinha - Vale de Figueiros galardoada com Bandeira Azul.
Com a Ecoalga (tel. 964620394), escola e centro de mergulho na costa alentejana, com 20 anos de trabalho a divulgar o oceano português, é possível agendar batismos no mar, cursos e saídas de mergulho. Aluga equipamento de mergulho, fotografia e vídeo aquático, bem como embarcações. A Wild Nature Surf Camp (tel. 960419937), mais do que um surf camp convencional, cria experiências em comunidade, propõe aulas de surf, passeios e trails ao longo da costa alentejana, aulas de yoga e ainda mergulho com garrafa. Se optar por ficar no Mute (tel. 269096246), hostel de charme situado mesmo em frente à praia Pequena de Porto Covo, conte com aulas de surf, stand-up paddle e ioga.
Trilho dos Pescadores
Com a cidade como ponto de partida, siga à descoberta do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Com uma grande diversidade de habitats costeiros incluindo praias, falésias, ilhotas e rochedos, a área protegida estende-se de S. Torpes, em Sines, até ao Burgau, em Vila do Bispo, já no Algarve. Com 226,5 km divididos em 13 etapas, o Trilho dos Pescadores, dinamizado pela Associação Rota Vicentina (tel. 283327669) desenvolve-se nas falésias à beira-mar, em caminhos usados pelos locais no acesso às praias e pesqueiros, em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
O trilho pode ser percorrido nos dois sentidos, ambos sinalizados, e o período recomendado é entre setembro e junho. A etapa que liga S. Torpes a Porto Covo percorre 10,2 km, enquanto a etapa seguintes, que liga Porto Covo a Vila Nova de Milfontes, estende-se por 19,6 km e atravessa as praias da Ilha do Pessegueiro, Aivados e Malhão, descobrindo-se “pequenas enseadas desertas”.
Porto Covo e ilha do Pessegueiro
Ao longo da estrada municipal que conduz até Porto Covo, existem várias joias para descobrir, com destaque para pequenos areais, quase secretos entre as rochas, como Samouqueira e a praia naturista do Salto. À entrada da vila encontra-se a praia Grande de Porto Covo, com Bandeira Azul. Na zona urbana pode conhecer a história que justifica o nome da praia de Buizinhos, espreitar a paisagem do miradouro e avistar a cantada ilha do Pessegueiro.
Este pequeno pedaço de terra (340 metros de comprimento e 325 de largura), separado por um canal, foi usado como porto de abrigo dos Cartagineses e Romanos na difícil subida da costa alentejana. Foram ali descobertos vestígios de uma fábrica de salga de peixe romana (será de peixe, “piscis”, que deriva o nome da ilha, e não da árvore de fruto), explica a Câmara Municipal de Sines. De frente para a ilha encontra-se um extenso areal. Na arriba junto à praia localiza-se o Forte do Pessegueiro. Existem passeios de barco até à ilha durante os meses de verão.
Onde comer no concelho de Sines
Na cidade de Sines é incontornável O Bejinha (tel. 915048904). Na Docapesca de Sines, o restaurante oferece grelha exímia e o melhor peixe fresco da costa. Junto ao Castelo de Sines, a Pastelaria Vela d’Ouro (tel. 269632516) é uma casa é obrigatória para provar especialidades doces como Vasquinhos, Jardoas, Amélias, Ppastel de nata de Sines, Al Bertos e o Bolo-rei Trançado. A sul, na praia de S. Torpes encontra-se o Kalux (tel. 269030788), que é restaurante, bar e escola de surf. Junto ao areal de Morgavel faça paragem no Arte e Sal (tel. 269869125) para um petisco e bom peixe grelhado. Em Porto Covo, o Lamelas Restaurante (tel. 924060426) liderado pela chef Ana Moura privilegia os produtos locais, que leva à mesa em pratos como “Arroz de peixe e marisco”, “Abrótea com amêijoas em molho verde” e “Feijoada do mar com peixe-porco”. Em ambiente descontraído a evocar a praia, o restaurante Alma Nómada (tel. 965754882), no Costa do Vizir Beach Village, a “Vitela de pasto alentejana com arroz bomba” é já um clássico. Por encomenda, há “Paleta de cordeiro” e “Peixe ao sal”.
Onde dormir no concelho de Sines
Com uma posição altaneira, o hotel Sines Sea View (tel. 269038980) proporciona vista de mar a partir de 76 dos 120 quartos, assim como do rooftop. Gastronomia e eventos temáticos fazem parte da dinâmica do alojamento. Ainda em Sines encontra-se a Casa do Médico de S. Rafael (tel. 269860800) e recentemente renovado AP Sines – Costa Alentejana (tel. 269000100). Junto aos areais do Espingardeiro e Grande, o Porto Covo - Praia Hotel & Spa (tel. 269039100), dispõe de 95 quartos e seis suítes, todos com varanda ou terraço com vista sobre o mar ou a piscina. A poucos metros, encontra-se outra opção de alojamento, o Mute (tel. 269096246) procurado por surfistas e nómadas digitais. O Yelloh! Village Costa do Vizir (tel. 269959100), no Monte Branco, é um parque campismo com oferta diferenciada. Com três novas casas – Pico do Refúgio, Bemposta by the Sea e Casa da Praia –, que acomodam 10 quartos, o Monte da Bemposta (tel. 964513088) dispõe ainda de 10 estúdios mezanino independentes com kitchenette. Localizado a curta distância das praias do Queimado, dos Aivados e da ilha do Pessegueiro convida a explorar a região a pé, de bicicleta ou a cavalo. Peça um piquenique e parta à descoberta.