A medicina estética tem registado um crescimento sustentado ao longo da última década, acompanhando a evolução das necessidades e expectativas dos pacientes. No entanto, este progresso foi igualmente acompanhado pelo surgimento de mitos e receios, frequentemente decorrentes de excessos e procediment
Em 2019, a Organização Mundial de Saúde classificou o stresse como um dos maiores desafios de saúde do século XXI, vendo-o como uma epidemia global. Para além de um limiar aceitável, o stresse corrói os nossos dias. É fonte de perturbação física e emocional. Há, pois, que apostar no autocuidado, na
Declínio cognitivo em idosos com maior probabilidade de ser acelerado pela exposição a emissões poluentes, revela revisão sistemática que envolveu 70 estudos.
Falámos com Elisa Leão Teles, pediatra e coordenadora da Equipa Multidisciplinar e de Investigação do Centro de Referência Doenças Hereditárias do Metabolismo do Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, sobre as Mucopolissacaridoses (MPS).
Muitos entre nós nunca ouviram falar de Hipertensão arterial pulmonar (HAP), uma doença cardiopulmonar grave que progride rapidamente, podendo levar à morte dos doentes, em média, seis a sete anos após o diagnóstico.
Miguel Guerra: Cirurgião Cardiotorácica, CHVNGE; Coordenador da Cirurgia Torácica, Hospital CUF Porto; Professor Universitário da Faculdade de Medicina do Porto; Professor Universitário da Escola de Medicina da Fundação Fernando Pessoa
Os nódulos da tiroide são frequentes: cerca de 5 % da população portuguesa tem nódulos da tiroide e em 10% dos casos pode tratar-se de um nódulo maligno (cancro da tiroide). As explicações são da médica Luísa Raimundo, especialista em Endocrinologia.
No Dia Mundial do Doente o INE (Instituto Nacional de Estatística) divulgou algumas estatísticas relacionadas com doentes crónicos ou com problemas de saúde prolongada referentes ao ano passado (2024).
A saúde oral é fundamental para uma boa saúde geral, como tal é essencial que exista uma rotina diária de cuidados de higiene oral. Segundo o mais recente barómetro de saúde oral publicado pela Ordem dos Médicos Dentistas em 2021, 76,2% dos portugueses refere escovar os dentes, no entanto apenas 7,5
Nos últimos anos, a prevalência de doenças crónicas tem vindo a aumentar em Portugal, segundo dados da Entidade Reguladora da Saúde. Estas são complicações que podem ter consequências graves nos doentes. Neste contexto, a saúde oral desempenha um papel fulcral, uma vez que problemas orais podem ser
A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um novo programa para tratar gratuitamente milhares de crianças com cancro em países de baixo e médio rendimento, com o objetivo de aumentar as taxas de sobrevivência.
Investigadores portugueses identificaram alterações no organismo indicadoras de complicações pós-cirurgia cardiovascular, como lesões nos órgãos, sobretudo nos rins, uma descoberta que abre caminho a respostas alimentares e medicamentosas que evitem ou minimizem estes efeitos, disse à Lusa um dos au
Mais de metade das chamadas feitas para o serviço 112 no ano passado foram falsas ou não reportavam situações de emergência, indicou hoje a PSP, que coordena o número de emergência europeu em Portugal.
A satisfação dos utentes com os cuidados prestados pelos médicos de família tem aumentado nos últimos 25 anos, mas mais de metade das consultas implicam um tempo de espera superior a um mês, indicou hoje a DECO Proteste.
Jorge Ramalho Enfermeiro Especialista em Saúde Mental e Psiquiatria Estudante de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Saúde e Bem-Estar na ENSP NOVA
O líder da Iniciativa Liberal desafiou hoje a ministra da Saúde a revelar os critérios para as nomeações no Serviço Nacional de Saúde (SNS), considerando que se corre o "perigo" de ver alteradas administrações "por interesse e proximidade partidária".
Os casos de gonorreia e sífilis aumentaram 31% e 13% na Europa em 2023 face a 2022, segundo os mais recentes relatórios anuais sobre infeções sexualmente transmissíveis hoje divulgados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças.
Profissionais de saúde estão preocupados com a ida de portugueses a países como a Turquia para fazerem procedimentos clínicos que, em alguns casos, resultam em desfechos desastrosos, situação que está a ser acompanhada pela diplomacia portuguesa.