Os alunos das turmas de “Expressões e Movimentos Artísticos” e “Pintura” da Universidade Sénior da Curia têm, desde esta semana, uma exposição patente ao público no Posto de Turismo da Curia, que reúne os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo 2024/2025.

A mostra apresenta obras de 25 alunos, com idades entre os 65 e os 91 anos, refletindo a liberdade criativa e a diversidade de percursos individuais. Sob orientação da professora Cláudia Emanuel, os participantes exploraram técnicas variadas e suportes inusitados, como serapilheira, madeira ou vidro.

A exposição inclui pintura a óleo, acrílica, aguarela, pastel seco e de óleo, pintura em relevo, colagens, técnica do guardanapo, vitral falso, papel marmoreado, e misturas improváveis com materiais como sal, betadine, vinho ou pó de talco. Também foram exploradas técnicas como a pirogravura, cianotipia e pintura com flores “marteladas”.

Na vertente tridimensional, destacam-se trabalhos em resina epóxi (incluindo bijuteria), gesso, parafina, feltro, mosaicos e vitral Tiffany, com peças que combinam arte, cor e texturas.

A exposição pode ser visitada até ao final de agosto, no horário habitual do Posto de Turismo da Curia: de terça-feira a domingo e feriados, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.