
A Universidade de Évora, em parceria com o Município de Sines, vai promover no próximo dia 15 de maio, pelas 14h00, no Centro de Artes de Sines, o encontro público intitulado «Reitoria Aberta em Sines. A Universidade de Évora e a Costa Alentejana: Conhecimento e Sustentabilidade».
A sessão de abertura contará com intervenções de Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da Universidade de Évora, e de Fernando Ramos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sines.
O programa inclui o painel «Universidade de Évora na Costa Alentejana», moderado por Paulo Mendes, Pró-Reitor para o Campus e Infraestruturas da academia eborense, que contará com a participação de representantes de várias unidades de investigação da universidade, incluindo o Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE/ARNET), o Laboratório de Ciências do Mar (CIEMAR), o Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED), o Instituto de Ciências da Terra (ICT), o Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia para o Sistema Terra e Energia (CREATE), o CIDEHUS e outras estruturas integradas na Aliança Europeia EU GREEN.
Pelas 16h20, terá lugar a mesa-redonda e debate público «Costa Alentejana: Conhecimento e Sustentabilidade», moderada por David Jacinto, da Universidade de Évora. A sessão contará com a participação de Hermínia Vasconcelos Vilar, Filipa Faria, vereadora da Câmara Municipal de Sines, Pedro do Ó Ramos, da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, Cristina Cachola, da GALP, Paula Carneiro, da Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano, Luís Ferreira, do ICNF, e Paula Melo Lopes, diretora da Escola Secundária Poeta Al Berto.
O encerramento dos trabalhos está previsto para as 17h30, com intervenções da Reitora Hermínia Vasconcelos Vilar e de João J. Castro, Diretor do CIEMAR.