
O Município de Tondela celebrou na tarde do último sábado (12 de julho) protocolos de apoio financeiro com uma centena de associações do concelho no valor global de cerca de 100 mil euros.
A cerimónia, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, foi presidida pela presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, e contou com a presença dos vereadores João Carlos Figueiredo, Francisco Fonseca, Vera Machado e Fernando de Sousa, do presidente da Assembleia Municipal, Felisberto Figueiredo, vários presidentes de junta e elementos da assembleia, além dos representantes das coletividades apoiadas.
Os protocolos assinados com as 103 associações culturais, desportivas e recreativas cifram-se no total em 99.885 euros, sendo acrescidos de um apoio em espécie no montante de 103 mil euros, que se traduzirá numa ajuda em espécie de mil euros por instituição. O montante mínimo de subsídio a atribuir aumentou de 250 para 300 euros.
“Este ano o valor que trazemos é significativo e semelhante aos anos anteriores e, portanto, mantemos assim, mais uma vez, aquele que é o nosso compromisso com o movimento associativo”, afirmou a presidente de Câmara, salientando que há muito que as coletividades locais dão “provas da sua força e da sua dinâmica”.
“Através deste apoio anual ao movimento associativo queremos valorizar, dignificar, apoiar, mas acima de tudo estabelecer um compromisso: dizer sim, estamos presentes. Esta cumplicidade e compromisso que queremos cada vez mais reforçar com o movimento associativo traduziu-se este ano num acréscimo ao valor base que atribuíamos a cada associação”, acrescentou Carla Antunes Borges.
A autarca também não esqueceu o esforço diário de dirigentes e membros das associações e as dificuldades que estes enfrentam. Lembrou ainda a importância que as associações têm “em muitas das povoações” do concelho, sendo um “local de encontro” e um autêntico “centro cívico onde as pessoas podem partilhar o seu dia a dia”.
“Estímulo, compromisso e agradecimento”. Foi com estas palavras que Carla Antunes Borges encerrou a sua intervenção.
“Uma palavra de estímulo para que continuem a desenvolver as vossas atividades, de compromisso porque podem continuar a contar connosco neste apoio financeiro, mas não só, também nos apoios específicos e pontuais que damos e de agradecimento pelo espírito de missão. Enquanto dirigentes e voluntários são um exemplo para todos nós”, afirmou.
Já os representantes das coletividades apoiadas agradeceram as ajudas prestadas pela Câmara Municipal.
“Se não tivéssemos o incondicional apoio do nosso município seria, atrevo-me a dizer, impossível ou impensável alcançar os nossos desígnios e propósitos sociais, levando a cultura a toda a comunidade”, referiu Lurdes Macedo, da Associação Recreativa e Cultural de Alvarim (ARCA).
“Agradecer à senhora presidente da Câmara e a todo o executivo municipal pelo diálogo permanente, apoio e valorização do movimento associativo, como um verdadeiro parceiro do desenvolvimento das localidades e do concelho. É desta conjunção de energias que se faz o sucesso da comunidade”, defendeu Renato Marques, Associação Lusito – Clássicos Clube de Tondela.
A cerimónia de assinatura dos protocolos de apoio financeiro ao movimento associativo aconteceu após a realização de uma ação de formação destinada à capacitação dos delegados de segurança das associações do concelho, com medidas de autoproteção implementadas. A iniciativa teve lugar no auditório do Museu Terras de Besteiros.