A Comissão de Festas de Macinhata da Seixa vai organizar, no fim-de-semana de 4 a 6 de julho, num só evento, as comemorações em honra dos seus múltiplos padroeiros. Para além das iniciativas religiosas, as festas vão ter comes e bebes e atuações musicais. No dia 4 de julho é a Nossa Senhora do Socorro que vai estar em destaque, com a respetiva missa e procissão móvel. No dia seguinte vai realizar-se a missa em honra de Santo António e a procissão móvel dos andores, com a Nossa Sra. de Fátima, a partir dos vários lugares da freguesia. No último dia (6) será a missa solene em honra de Santo André e a procissão em honra aos Santos de Macinhata da Seixa.
Quanto aos momentos musicais estão programadas atuações do DJ ‘Differ’, e do conjunto ‘Grupo One’. No dia 6 de julho, enquadrado no Festival de Ranchos Folclóricos, estão também as atuações dos Ranchos Folclóricos Grupo Musical Macinhatense, da Casa do Povo da Aguçadoura e do Grupo Etnográfico de Terras de Cambra.
Os membros da comissão organizadora, Ricardo Martins, presidente, e Nelson Castro, da Comissão Permanente de Apoio, vieram até aos estúdios do Correio de Azeméis para dar o conhecer os seus planos para o grande evento.

HÁ NOVIDADES. “No sábado de manhã teremos, em cada lugar, pela primeira vez, os santos que foram atribuídos nesses lugares, como Taipa, Escravilheira, Gemieiro, Silvares e Aldas ou Alvão e Pereiras. [Os santos] são enfeitados e preparados lá e percorrem aquele lugar para irem depois ao encontro da nossa Igreja Matriz. Pela primeira vez teremos a Nossa Sra. de Fátima”
Ricardo Martins, presidente da Comissão de Festas

FESTEJAR TODOS OS SANTOS PADROEIROS. “O Santo André, nosso padroeiro, era festejado num período de Inverno. Quase todos os anos, as comissões trabalhavam e a festa e ficava sem brilho, porque era Inverno. Então tentaram organizar as festas unindo [os santos] num período só”
Nelson Castro, Comissão Permanente de Apoio

DINAMIZAÇÃO DE ESPAÇOS DA JUNTA DE FREGUESIA. “A Junta de Freguesia cedeu-nos alguns dos seus espaços. Vai haver uma cedência no período de cinco anos do edifício, que vai ser pintado, e a entrada vai ser requalificada de forma a ter acessibilidade para todos”
Nelson Castro, Com. Permanente de Apoio