Ivan Rakitic, brilhante médio internacional croata, não vai continuar a jogar futebol na próxima temporada. A garantia foi dada esta quarta-feira por Gonzalo García, novo treinador do Hajduk Split, onde o ex-Barcelona e Sevilha, de 37 anos, jogou na última época. "Rakitic terminou a carreira", revelou o técnico do emblema croata, em declarações à 'Nova TV'.

De acordo com a imprensa internacional, o experiente centro-campista - que terminou contrato com o Hajduk Split no final do mês de junho - prepara-se para integrar os quadros do clube como dirigente. Ao que tudo indica, Ivan Rakitic irá ajudar Goran Vucevic, que entrou recentemente para a direção desportiva do clube. "É inteligente, tem boas ideias e entende o futebol. Mas está a passar por um momento difícil: a transição de pendurar as chuteiras nunca é fácil", acrescentou Gonzalo García sobre a nova função de Rakitic no clube.

Com formação no Basileia, onde começou a carreira de futebolista, Ivan Rakitic rapidamente deu um salto para o topo do futebol europeu. Com apenas 19 anos mudou-se para a Alemanha, para abraçar o projeto do Schalke 04.

Ao fim de três temporadas e meia, período durante o qual conquistou a Taça da Alemanha (2010/11), o médio rumou ao Sevilha, onde viria a ser um ídolo. Representou o emblema sevilhano durante sete temporadas e meia, em duas ocasiões distintas (entre 2010 e 2014 e depois de 2020 a 2023).

Pelo meio, representou ainda uma super equipa do Barcelona, onde conquistou uma Liga dos campeões, uma Supertaça Europeia, um Mundial de Clubes, quatro campeonatos, quatro Taças do Rei e ainda duas Supertaças de Espanha. Ao serviço do Sevilha, conquistou duas Ligas Europa (2013/14 e 2022/23). Do extenso palmarés de Rakitic, falta referir ainda a Taça da Suíça que conquistou no início da carreira (2006/07), ao serviço do Basileia.