
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um alerta para a subida gradual das temperaturas a partir de terça-feira, 27 de maio, em Portugal continental, com um consequente aumento do Perigo de Incêndio Rural. A classificação de risco máximo poderá mesmo atingir alguns concelhos do sul do país.
Segundo o IPMA, as temperaturas já se encontram acima dos valores normais para o mês de maio e continuarão a subir, de forma mais acentuada nos dias 29 e 30. Espera-se que as máximas ultrapassem os 30 °C em grande parte do território e os 35 °C no Sul e no vale do Tejo. As temperaturas mínimas também vão aumentar, podendo ultrapassar os 15 °C até ao final da semana, embora o Norte e Centro ainda registem valores abaixo dos 10 °C nos próximos dias.
Este cenário resulta da chegada de uma massa de ar quente proveniente do Norte de África, que trará céu geralmente limpo e vento predominante do quadrante norte, por vezes forte nas terras altas e litoral oeste. Nos dias 29 e 30, o vento deverá soprar mais do quadrante leste, intensificando o transporte do ar quente e seco.
O IPMA chama ainda a atenção para os níveis muito elevados de radiação ultravioleta, típicos da aproximação ao solstício de Verão e da ausência de nebulosidade. Com o aumento do risco de incêndio, poderão ser impostas restrições às atividades em espaço rural nos concelhos mais afetados.
As autoridades apelam à população para que evite comportamentos de risco e esteja atenta às recomendações da Proteção Civil.