As autoridades detiveram um homem de 58 anos, suspeito de ter ateado um incêndio florestal na tarde de 8 de julho, na freguesia da Branca, no concelho de Albergaria-a-Velha. A detenção foi efetuada fora de flagrante delito pela Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, com a colaboração do Núcleo de Proteção da Natureza da GNR de Águeda.

Segundo a PJ, o incêndio teve origem em chama direta, numa área com vegetação rasteira seca, integrada numa extensa mancha florestal, próxima de instalações industriais e habitações. O alerta dado por populares, logo no início, permitiu um combate rápido e eficaz, evitando consequências mais graves.

Em comunicado, a Polícia Judiciária refere não ter sido possível apurar qualquer motivação racional ou explicação plausível para o crime, salientando um “forte quadro de alcoolismo” no comportamento do suspeito.

O detido será presente às autoridades judiciárias da comarca de Aveiro para primeiro interrogatório judicial e aplicação de eventuais medidas de coação.