
Realizou-se esta terça-feira, 8 de julho, no Auditório Maria de Lurdes Asseiro da Escola Superior de Saúde de Santarém, a XI edição do Encontro Arte d’Educar, sob o tema “Quem manda aqui? Vozes em (DES)Equilíbrio… Educar com Fronteiras e Pontes”. O evento, que já se tornou uma referência na área da educação, procurou promover o debate em torno da escuta ativa, da partilha de responsabilidades e do papel transformador da educação na construção de comunidades mais participativas e humanas.
A sessão de abertura contou com a presença de João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, que saudou todos os presentes e destacou a relevância da colaboração entre pais, professores e alunos. Sublinhou que a união de esforços é essencial para o sucesso das iniciativas educativas. Na sua intervenção, afirmou que o encontro constitui um espaço de crescimento coletivo. Acrescentou ainda que “o debate que aqui se vai desenvolver ao longo do dia será certamente enriquecedor, dotando os participantes de novas ferramentas para enfrentar os desafios constantes, tanto dentro como fora da sala de aula; desde questões como as refeições escolares, à escassez de equipamentos, até à exigência crescente que enfrentamos na nobre missão de ensinar, essencial para o desenvolvimento de uma cidadania ativa”.
Durante o seu discurso, o autarca deixou palavras de reconhecimento a Margarida da Franca, Diretora do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, enaltecendo a pertinência da temática escolhida para esta edição. Reforçou que a responsabilidade na educação é partilhada e que a troca de experiências e saberes é indispensável para o desenvolvimento das escolas e da sociedade em geral.
O programa do Encontro foi marcado por intervenções de especialistas de renome nas áreas da educação, psicologia e justiça. Estes profissionais ofereceram perspetivas variadas sobre o ato de educar para além dos muros da escola, incentivando a empatia, o diálogo e a cooperação como pilares fundamentais do processo educativo.
Destinado a docentes e profissionais da educação, o Encontro está acreditado como ação de formação, contribuindo para a valorização contínua do trabalho pedagógico e para a consolidação de práticas mais críticas, inclusivas e transformadoras nas escolas portuguesas.