Portalegre prepara-se para voltar a sentir o rugido dos motores. Após anos de  ausência, a emblemática Rampa de Portalegre está de volta para uma edição revivalista  que promete fazer vibrar os fãs do desporto motorizado e a população local. A nova data  do evento está agora oficialmente marcada para o dia 8 de Junho, após uma  questão de razões logísticas alheias à organização. 

Organizado pelo Lusitânia Automóvel Clube (LAC), e tendo como promotor o Grupo Promoção Automobilística de Portalegre (GPAP), o evento surge com o objetivo de  homenagear a história desta prova icónica que marcou décadas de competição  automóvel na cidade de Portalegre e em Portugal. Será uma oportunidade para reviver a  emoção, com a participação de automóveis históricos de competição que fizeram parte da Rampa de Portalegre, assim como automóveis atuais preparadíssimos para escrever a  sua história, para em conjunto relembrar um verdadeiro símbolo do automobilismo  nacional. 

Uma Rampa com História

A Rampa de Portalegre não é apenas uma competição — é parte do património imaterial da cidade. Ao longo dos anos, atraiu pilotos consagrados, apaixonados pelo desporto motorizado e milhares de espetadores que se deslocavam à serra para assistir ao espetáculo de velocidade e perícia.

Nesta edição especial de 2025, o Revival mantém-se fiel à tradição, com provas nas  modalidades de Regularidade Histórica e Regularidade Sport+, oferecendo uma  experiência intensa tanto para participantes como para o público. A organização está  focada no ponto da segurança e desenhou duas zonas delimitadas  para espectadores (1º gancho e 2º gancho). 

A beleza natural da região, aliada à envolvência técnica do percurso, continua a ser o cenário ideal para esta celebração automóvel.

Alteração de Data

Inicialmente previsto para uma data posterior, o evento foi reagendado para o dia 8 de  junho de 2025 por razões logísticas fora do controlo da organização. 

«Esta decisão foi tomada com grande sentido de responsabilidade. Queremos oferecer uma prova memorável, com todas as condições logísticas, técnicas, de segurança e de bem receber garantidas. A nova data permite-nos reforçar ainda mais a qualidade do evento», explica a direção do GPAP.

Mais do que uma prova, um movimento

Além da vertente desportiva, a Rampa de Portalegre Revival terá, segundo a organização, «um impacto económico e social significativo na região». A chegada de equipas, participantes, entusiastas e visitantes representa uma dinamização do comércio local, restauração e turismo. A organização está a trabalhar em articulação com várias entidades locais para garantir uma festa motorizada um pouco por toda a cidade.

O evento também pretende promover o contacto entre quem viveu as rampas de outros tempos e as novas gerações de apaixonados pelos motores e pelo desporto automóvel.