Valentino Salgado Cunha, presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas desde janeiro de 2024, foi detido pela GNR na madrugada de sábado por conduzir com uma taxa de 1,8 gramas de álcool por litro de sangue, valor que constitui crime punível com pena de prisão até um ano ou multa até 120 dias, conforme previsto no Código da Estrada.

Segundo apurou o Correio da Manhã, o autarca de 33 anos terá estado presente nas festas da freguesia de Landeira antes de ser intercetado numa operação de fiscalização em Vendas Novas. Confrontado pelo jornal, limitou-se a confirmar que tinha participado num convívio com amigos, recusando prestar mais declarações.

O caso segue agora os trâmites judiciais e Valentino Salgado Cunha deverá ser presente a tribunal já nesta segunda-feira, para primeiro interrogatório e aplicação das eventuais medidas de coação.

Valentino Salgado Cunha, que até então exercia funções como vice-presidente, assumiu a liderança do município após a eleição do anterior presidente, Luís Dias, para deputado do PS. Contudo, não foi escolhido pelo Partido Socialista para liderar a lista nas próximas eleições autárquicas de outubro, tendo admitido a possibilidade de se apresentar como candidato independente num futuro próximo.