A Praia da Costa de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, foi esta manhã palco da cerimónia oficial de hastear da “Bandeira Qualidade de Ouro 2025”, distinção atribuída pela Quercus.

A cerimónia realizou-se pelas 10h30 e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, do vereador Albano Pereira, da representante da Quercus, Carolina Nunes, do Administrador Executivo da Águas de Santo André, Rui André, e da representante da Administração da Região Hidrográfica do Alentejo, Liliana Guiomar.

A distinção reconhece a excelência da qualidade da água balnear da praia da Costa de Santo André, que integra o conjunto de zonas balneares galardoadas no Alentejo em 2025.

Durante a cerimónia, Rui André sublinhou a importância da escolha desta praia para uma das cerimónias oficiais de hastear da bandeira, destacando o trabalho conjunto entre a Câmara Municipal e a Águas de Santo André. Segundo o responsável, «só através de uma gestão eficiente e responsável do tratamento de águas residuais é possível devolver ao ambiente marinho uma água com a qualidade necessária à preservação dos ecossistemas e à segurança dos banhistas».

A atribuição da bandeira resulta de uma colaboração entre várias entidades locais, que, segundo o Administrador Executivo da Águas de Santo André, «trabalham diariamente de forma rigorosa e comprometida com a sustentabilidade e a qualidade ambiental deste território».

Rui André afirmou ainda que este reconhecimento é também «um momento de reafirmação do sentido de responsabilidade e do compromisso da Águas de Santo André com a proteção ambiental e a valorização dos recursos naturais da região».