
O navio porta-contentores “MSC Togo” tornou-se o primeiro navio a ser abastecido em Portugal com GNL por meios flutuantes, utilizando o navio “Avenir Aspiration”.
Durante a operação, foram transferidos cerca de 5.400 m³ de GNL, equivalentes a 2.376 toneladas, enquanto o navio operava no Terminal XXI – Terminal de Contentores de Sines. O fornecimento foi assegurado pela Axpo, multinacional com vasta experiência em operações STS, com o apoio do agente local Wilhelmsen Port Services.
Para garantir a máxima segurança nesta operação, foram cumpridos os regulamentos e procedimentos internacionais de segurança nestas matérias e acompanhados nos diferentes estágios da operação pela tripulação do navio abastecido, tripulação do navio abastecedor, operador do terminal (PSA Sines), autoridade portuária e autoridade marítima. A colaboração da Reboport foi essencial para o sucesso da manobra de atracação.
O gás natural é um combustível de transição fundamental no processo de descarbonização, sendo cada vez mais frequente o registo de encomendas no setor do transporte marítimo de novos navios porta-contentores movidos a GNL.
Esta operação atesta a capacidade do Porto de Sines para fornecer combustíveis alternativos a navios, promovendo menores emissões, o que, aliado a uma localização estratégica, potencia a sua integração nos corredores marítimos verdes.
Tratou-se de mais um passo para consolidar e desenvolver a posição do Porto de Sines como hub energético e logístico de referência a nível internacional.