
Entre os dias 4 e 8 de julho, Ponte de Sor transforma-se no epicentro da cultura, tradição e festa no Alto Alentejo. A cidade comemora quatro décadas de elevação a cidade, e promete uma edição memorável das Festas da Cidade de 2025.
Uma celebração com identidade local
O evento decorre na Zona Ribeirinha, um dos espaços mais emblemáticos da cidade. Ao longo de cinco dias, o público poderá desfrutar de uma mostra de artesanato, gastronomia típica das freguesias do concelho, e da XI Feira Agroflorestal, que este ano se estende por toda a duração das festividades.
Haverá ainda animação noturna, concursos, encontro de coros, a exposição “Quatro Décadas – Uma Comunidade” e mais uma edição do Festival de Artes de Rua Bolota.
Três palcos, uma cidade em festa
A animação musical estará dividida em três palcos:
- Palco Cidade (junto à ponte): Dillaz, Tributo a Bruno Mars, Sara Santini, Mickael Carreira, Dupla Mete Cá Sets, Bárbara Tinoco, DJ Zanova, Os Quatro e Meia e Tim com a Orquestra Ibérica e coros de Ponte de Sor são alguns dos nomes em destaque.
- Anfiteatro Municipal: dedicado aos talentos locais, como o festival Move.Sor, a Banda da Sociedade Filarmónica Galveense, o Cantargil, a Orquestra de Harmónicas e a Orquestra Ligeira da Câmara Municipal.
- Palco dos Bares: espaço reservado para os DJ’s Borrego, Kalash, Brat e Zé Pedro Sousa & Bailarinas.
Além disso, as Piscinas Municipais também terão momentos de animação com os DJ’s Ruben Coelho e Peat.
Cultura e memória: 40 anos de cidade
No âmbito das celebrações, será inaugurada no sábado, no Centro de Artes e Cultura, a exposição “Quatro Décadas – Uma Comunidade”, que reúne duas perspetivas:
- O olhar de quatro fotógrafos sobre Ponte de Sor ao longo dos anos;
- Obras do acervo municipal de artistas consagrados como Júlio Pomar, Mário Cesariny, Paula Rego, Nadir Afonso e Graça Morais.
O Teatro-Cinema de Ponte de Sor recebe no domingo o XXVII Encontro de Coros, organizado pelo Coral Polifónico de Ponte de Sor, reforçando o compromisso da cidade com a arte e a participação comunitária.
