Nos dias 14 e 15 de maio, o Politécnico de Portalegre será o anfitrião da 34.ª conferência anual da EURASHE – Associação Europeia de Instituições de Ensino Superior, que reúne mais de 150 participantes de toda a Europa, entre responsáveis de instituições de ensino, decisores políticos e especialistas em educação.

Sob o tema “Lugar, Conhecimento, Competências: Universidades de Ciências Aplicadas impulsionam a competitividade regional” (Place, Knowledge, Skills: Applied universities driving regional competitiveness), o encontro foca-se no papel das instituições de ensino superior de cariz profissionalizante no reforço do desenvolvimento regional e na valorização da investigação aplicada.

A conferência tem início com a intervenção de Vanessa Debiais-Sainton, em representação do gabinete da Vice-Presidente Executiva da Comissão Europeia, Roxana Mînzatu, sublinhando a importância estratégica do ensino superior aplicado no contexto das políticas europeias.

Ao longo dos dois dias, o programa inclui três sessões plenárias e diversas sessões temáticas de discussão, onde serão abordadas boas práticas, estratégias de ligação às comunidades locais e à economia regional, bem como o papel das universidades de ciências aplicadas no fomento à inovação e competitividade.

Com sede em Bruxelas, a EURASHE representa instituições de ensino superior que oferecem formações orientadas para o mercado de trabalho e que apostam no desenvolvimento de investigação aplicada. Além disso, tem um papel ativo junto das instâncias europeias na definição de políticas de educação e investigação.

A realização desta conferência em Portalegre destaca o posicionamento do Politécnico como um ator relevante no ensino superior europeu e uma ponte entre conhecimento académico e desenvolvimento regional.

O programa completo pode ser consultado em: https://www.eurashe.eu/events/annual-conference-2025/#programme