A Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção, realizou, hoje, no concelho de Loures, uma operação policial no âmbito de seis inquéritos dirigidos pelo DIAP de Loures, visando a execução de 15 mandados de busca e apreensão e de pesquisa informática, onde se investigam factos suscetíveis de consubstanciar a prática dos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, peculato, abuso de poder, falsidade informática e falsificação de documentos.

Em causa estão suspeitas da prática de diversos atos ilegais, por parte de elementos da Polícia Municipal, designadamente, no levantamento e tramitação de autos de contraordenação.

Investigam-se, ainda, factos relacionados com a realização de serviços gratificados, sem enquadramento legal e em benefício de empresas privadas, bem como o pagamento de trabalho suplementar e horas extraordinárias em incumprimento das disposições legais aplicáveis.

Participaram na operação cerca de 30 inspetores e peritos da Unidade de Perícia Tecnológica e Informática da PJ.

A Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária prosseguirá a investigação, com a análise aos elementos probatórios recolhidos, visando o apuramento integral de todas as condutas criminosas e a célere conclusão dos inquéritos em apreço.