O concelho de Penamacor acolhe, nos dias 9 e 10 de maio, a quarta edição das Jornadas de Religiosidade Popular – Cultos e Romarias na Raia Ibérica. O evento decorre no auditório da Santa Casa da Misericórdia e no Salão Nobre dos Paços do Concelho e junta investigadores portugueses, espanhóis e ibero-americanos numa reflexão académica sobre as manifestações religiosas e culturais das regiões de fronteira.

Organizadas pelo Município de Penamacor, através do Museu Municipal, em colaboração com a Universidade de Salamanca, o Instituto de Investigações Antropológicas de Castela e Leão e a Santa Casa da Misericórdia local, estas jornadas pretendem valorizar os cultos regionais, as romarias e outras expressões populares profundamente enraizadas na identidade das comunidades raianas.

Com o mote “Cultos e Romarias na Raia Ibérica”, a iniciativa reforça o compromisso de dar visibilidade académica a territórios frequentemente esquecidos nos grandes centros de produção de conhecimento. O programa inclui comunicações científicas, mas também momentos culturais, como representações de cancioneiros tradicionais de Penamacor, Castelo Branco e Santo Antão do Refúgio, na Covilhã.

Este ano, o evento alarga o seu âmbito, com comunicações dedicadas a outras formas de manifestação popular que marcam a memória coletiva das populações locais.

A participação nas jornadas é gratuita, mas requer inscrição prévia junto do Museu Municipal de Penamacor, até ao dia 8 de maio, através do telefone 277 394 106 ou do e-mail museu.municipal@cm-penamacor.pt. O almoço será livre. O programa completo pode ser consultado em: https://bit.ly/jreligiosidadepopular.