
Hoje, dia 22 de julho, dia de Santa Madalena, a primeira testemunha da Ressurreição de Jesus é um dia de alegria para o Pároco António Loureiro, pois comemora o seu 35.º aniversário de sacerdócio. Na Paróquia de Oliveira do Hospital haverá Eucaristia às 19h00, na Igreja Matriz da cidade. Segundo as recentes nomeações, o Padre António Loureiro continuará com a responsabilidade das 10 Paróquias da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital, continuando como Arcipreste do Nordeste.
Continua a liderar as seguintes paróquias : Bobadela, Ervedal da Beira, Lagos da Beira, Lagares da Beira, Lajeosa, Meruge, Oliveira do Hospital, Seixo da Beira, S. Paio de Gramaços e Travanca de Lagos.
Está na Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital desde 2012. Apesar dos desafios pastorais, o Pároco “aprecia novos dinamismos e formas de evangelizar, de rezar e de ajudar os que mais precisam”.
António Jesus de Melo Loureiro fez os estudos humanísticos no Liceu José Falcão de Coimbra e frequentou a Academia Militar. Posteriormente, ingressou no Instituto Missionário Verbum Dei, tendo sido ordenado sacerdote em 22 de julho de 1990, em Loeches (Madrid) e licenciado em Teologia Dogmática pela Universidade Pontifícia Gregoriana, em Roma. Desenvolveu a sua atividade pastoral no Brasil e em Perugia (Itália). Regressou à Diocese de Coimbra em 1999, foi Pároco em Mortágua e Diretor Espiritual no Seminário Maior de Coimbra. Concluiu em 2015 a licenciatura em Direito Canónico na Universidade Pontifícia de Salamanca.