
A parceria entre a SIBS e a EDP tem sido um sucesso no combate à fraude digital, com a colaboração das duas entidades permitindo bloquear, desde fevereiro deste ano, mais de 250 referências de pagamento fraudulentas, evitando prejuízos superiores a 65 mil euros.
Através deste acordo, foi criado um canal direto de comunicação entre a SIBS e a EDP, permitindo que as referências fraudulentas sejam rapidamente identificadas e canceladas, nos primeiros três meses de implementação, todas as denúncias feitas pelos consumidores, acompanhadas de evidências, foram confirmadas e bloqueadas com 100% de sucesso.
A SIBS, responsável pela gestão das redes multibanco e do MB Way, tem sido a entidade que realiza o bloqueio imediato das referências fraudulentas após a análise das provas, como mensagens e e-mails falsos, enviadas pelos consumidores à EDP.
Miguel Silva, diretor de Anti-Fraude do Grupo SIBS, afirmou que esta parceria reflete o compromisso das empresas com a segurança e o bem-estar dos consumidores. “Além disso, reforça a importância da cooperação com entidades não financeiras na prevenção de fraudes digitais”, acrescentou.
Por sua vez, Hugo Gouveia, administrador da EDP Comercial, destacou que esta colaboração “representa mais um passo importante na estratégia de combate à fraude” da empresa, o responsável também reiterou que, apesar do aumento das tentativas de fraude, o débito direto continua a ser uma forma segura e eficaz de pagamento.
Os consumidores podem reportar situações suspeitas através do site ou da linha de apoio da EDP, contribuindo para um esforço conjunto no combate à fraude no setor energético.