
O concelho de Odemira volta a afirmar-se como destino balnear de excelência em Portugal, com onze praias distinguidas com a Bandeira Azul e onze com o Galardão Qualidade de Ouro, durante a época balnear de 2025, que decorre de 1 de junho a 30 de setembro.
As praias do Malhão Norte, Malhão Sul, Franquia, Farol, Furnas Rio, Furnas Mar, Almograve Norte, Almograve Sul, Alteirinhos, Carvalhal e a praia fluvial de Santa Clara exibem este ano a Bandeira Azul, símbolo atribuído pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, reconhecendo o cumprimento de critérios exigentes em matéria de qualidade da água, segurança, gestão ambiental, serviços e educação ambiental.
Em paralelo, a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza galardoou as mesmas praias com a distinção Qualidade de Ouro, com base nos resultados laboratoriais das análises à água balnear realizadas pelas Administrações Regionais Hidrográficas.
A praia dos Alteirinhos recebeu ainda a classificação de Zero Poluição, atribuída pela associação ambientalista ZERO, sendo reconhecida pela ausência de qualquer contaminação ao longo das últimas análises.
Odemira regista igualmente quatro Praias Acessíveis – Furnas Rio, Furnas Mar, Zambujeira do Mar e Carvalhal – devidamente equipadas com passadeiras e cadeiras anfíbias para adultos e crianças, no âmbito do programa “Praia Acessível – Praia para Todos!”.
O concelho conta ainda com duas praias naturistas oficiais (zona norte do Malhão e zona sul dos Alteirinhos) e com uma praia de uso canino, situada junto à Praia das Furnas Rio.
A vigilância balnear é assegurada pela Guardião – Associação de Nadadores Salvadores do Concelho de Odemira e pela Seagull Rescue – Associação de Nadadores Salvadores de Grândola, garantindo a segurança dos banhistas durante toda a época balnear.
Para Hélder Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Odemira, “Estas distinções deixam-nos naturalmente muito orgulhosos enquanto Odemirenses. Todos sabemos da qualidade das nossas praias, seja a nível de beleza natural, como de aspetos mais práticos como as acessibilidades ou apoios de praia e até da tranquilidade que quase todas elas proporcionam a quem as frequenta”.