
Sob o tema “O Amanhã Está a Chegar”, cujo imaginário foi baseado na série televisiva “A Guerra dos Tronos”, decorreu no lugar de Lamedo, Rossas, Vieira do Minho, entre os dias 10 e 13 de julho, o acampamento do Núcleo de Escuteiros do CNE de Vieira do Minho, tendo como base o Abrigo da Candosa, antiga escola primária do lugar.
Além da vertente pedagógica na aplicação do método Escutista, esta grande atividade celebrou também o 25.º Aniversário da fundação da Junta de Núcleo de Vieira do Minho, sob a égide dos Padre Armando e Padre Lima que, no início deste século, encetaram diligências no sentido de unir os agrupamentos já existentes, num núcleo que lhes pudesse servir de apoio, originando assim em setembro de 2000 a Junta de Núcleo de Vieira do Minho.
Foram quatro dias inesquecíveis e inigualáveis em aventuras, onde predominou o convívio, a amizade, a entreajuda e, principalmente, a troca de experiências, estando bem patente em todas as ações o “aprender fazendo” como apanágio do CNE.
Dos cerca de 300 elementos inscritos (Cerca de 80% do efetivo do Núcleo), participou também uma delegação de Boticas, Vila Real, com 8 elementos.
Foram quatro dias repletos de todo o tipo de atividades, raids e pernoita na montanha, atividades náuticas, de serviço, culturais, religiosas, jogos, festas de campo etc.. Sendo que, apesar do cansaço originado pela preparação/organização, ver os rostos cansados, mas sorridentes e felizes dos rapazes e raparigas, suavizava e compensava o cansaço acumulado de noites e noites sem dormir da equipa coordenadora, refere a organização, em comunicado.
O programa foi cumprido na íntegra e todos os “Reinos em Guerra” se uniram em torno do ideal de Baden Powell, formando um só reino, próspero em felicidade.
O evento contou com o apoio do município de Vieira do Minho. Também as Juntas de freguesia de Rossas e Guilhofrei, bem como o Moto-clube do Ermal, a empresa Resulta Sonhos, e as ULPC de Rossas e Guilhofrei deram o seu contributo.
“O amanhã chegou, mas não findou. O caminho prossegue e agora é segui-lo com muita sapiência aplicando os conhecimentos adquiridos e procurando enriquecer ainda mais a mochila com o essencial da vida, pois… o Amanhã Está a Chegar. Sempre Alerta para Servir“.