O número um nacional de ténis, Nuno Borges, está confiante para a sua participação em Roland Garros, após uma temporada de terra batida considerada positiva.

O tenista português de 28 anos, atualmente na 41.ª posição do ranking mundial, acredita que a preparação nesta superfície lhe conferiu “alguma confiança” para o Grand Slam francês, que começa neste domingo, 25 de maio, em Paris.

“Esta temporada de terra batida tem sido bastante positiva. Apesar de não ter feito nenhum resultado incrível, foi bom ter conseguido ganhar vários encontros ao longo dos torneios. Todos em condições diferentes, o que me traz alguma confiança”, afirmou Nuno Borges à Lusa.

Entre os melhores resultados da temporada, o português atingiu os quartos de final no ATP 250 de Marraquexe e no Challenger 175 do Estoril. Também se destacou no Masters 1.000 de Monte Carlo, onde chegou à terceira ronda, sendo eliminado por Stefanos Tsitsipas, e na segunda eliminatória do Masters 1.000 de Madrid, antes de ser eliminado em Roma e em Genebra.

Este será o quarto ano consecutivo que Nuno Borges disputa o quadro principal de Roland Garros, tendo como melhor resultado a segunda ronda, alcançada em 2023.

O tenista natural, do Porto, que se prepara para o maior evento de ténis da temporada, revelou que, a cada ano, tem procurado otimizar a sua performance na capital francesa, “Este ano vou tentar aprender com os erros dos anos passados e melhorar nesse aspeto. Tenho-me sentido bem fisicamente e isso tem sido importante para esta consistência”, acrescentou.

Amanhã, domingo, Nuno Borges estreia-se contra o francês Kyrian Jacquet (151.º ATP), que entra no torneio como ‘qualifier’, ojovem de 24 anos disputou apenas um encontro no quadro principal de um torneio ATP, no Open dos EUA em 2024, e já defrontou Borges anteriormente em 2021, no ITF de Majadahonda, em Madrid.

“Não me recordo muito bem do confronto passado. Sei quem ele é, mas não como joga. Vou tentar averiguar um pouco, mas não vai mudar muito o meu plano. Manter o meu jogo agressivo e procurar fazer o meu jogo”, comentou Nuno Borges sobre o seu próximo adversário.

Além de Nuno Borges, o português Jaime Faria (115.º ATP) também começa a sua participação em Roland Garros no domingo, enfrentando o norte-americano Jenson Brooksby (165.º ATP), enquanto Henrique Rocha (201.º ATP), que conseguiu a qualificação para o torneio, joga na terça-feira contra o georgiano Nikoloz Basilashvili (132.º ATP).