
© Município de Montemor-o-Novo
O Município de Montemor-o-Novo avançou com mais um passo decisivo na concretização da startUP Montemor-o-Novo – Hub Criativo, ao lançar o concurso público para a empreitada de reabilitação do edifício municipal situado na Rua de Aviz, n.º 79, antigo Jardim de Infância n.º 2.
Integrado na estratégia municipal de estímulo ao empreendedorismo, dinamização económica e fixação de população no concelho, o projeto prevê a criação de uma nova incubadora de base não tecnológica, orientada para os setores dos serviços, indústrias culturais e criativas, economia digital e turismo.
O futuro espaço contará com cerca de 520 m² de área útil, distribuída por 21 postos de trabalho, salas de coworking, gabinetes individuais, gabinete de apoio ao empreendedor, sala de reuniões, copa e gabinetes para a equipa técnica. A estrutura foi pensada para responder de forma flexível às necessidades de empreendedores, freelancers, startups e nómadas digitais.
O investimento global ascende a 890.189,61 euros, sendo que o concurso agora lançado tem um preço base de 725 mil euros. O projeto será candidatado ao programa Alentejo 2030, já com apoio FEDER garantido de 463.097 euros.
Para além da componente económica, a iniciativa representa também uma aposta na revitalização urbana, ao recuperar um edifício municipal e conferir-lhe uma nova função social e económica.
Este novo Hub Criativo surge como complemento à atual incubadora municipal, a startUP Montemor-o-Novo, mais vocacionada para atividades produtivas, passando assim o município a oferecer uma resposta diferenciada e adaptada a setores emergentes e inovadores, com elevado potencial de crescimento.