
O Borussia Dortmund qualificou-se, na madrugada desta quarta-feira, para os quartos do Mundial de Clubes, após vencer o aguerrido Monterrey, em Atlanta, por 2-1. Guirassy foi o herói da noite, tendo rubricado um importante bis ainda no primeiro tempo.
Com este resultado, a equipa liderada por Niko Kovac avança mais um nível na competição e irá enfrentar o Real Madrid, que se qualificou após eliminar a Juventus.
Guirassy castiga
O Monterrey mostrou coragem, adotando uma postura agressiva e perturbando a defesa do Dortmund nos instantes iniciais. Ao décimo minuto de jogo, Deossa arriscou de longe e quase surpreendeu Kobel, que fez uma boa defesa.
Por outro lado, o Borussia Dortmund foi cirúrgico e castigou os mexicanos na primeira investida ponderada. Aos 14', após uma longa troca de passes no ataque, Guirassy recebeu na referência, tabelou com Adeyemi e finalizou no frente a frente com Andrada.
A equipa de Domenec Torrent tentou responder rapidamente e até acertou no poste, através de um remate do ex-FC Porto Jesus Corona, mas a noite era mesmo de Serhou Guirassy. Aos 23', o avançado aurinegro recebeu na área, após uma arrancada de Adeyemi, e com muita classe atirou novamente a cantar, para desalento dos mexicanos.
O Monterrey não desistiu e continuou a ameaçar, principalmente de longe. Deossa voltou a testar Kobel com um remate de fora da área, Canales tentou ferir pelo miolo, mas foi o Dortmund quem esteve mais perto de marcar o terceiro. Ainda assim, o resultado manteve-se na ida para os balneários.
Monterrey esboça reação, mas não é suficiente
No reatar das hostilidades, os mexicanos, que precisavam de reverter o resultado, correram atrás do prejuízo e conseguiram reduzir quase de imediato. Aos 48 minutos, a bola sobrou na área, após um cruzamento lançado pela esquerda, e Berterame surpreendeu Kobel, reduzindo a desvantagem.
Mais confiante após o golo, a equipa mexicana, apoiada pelo seu público em Atlanta, pressionou o Dortmund e criou grandes oportunidades para empatar o jogo. Aos 65', Berterame ainda bisou e garantiu alento ao seu conjunto, mas Corona - que assistiu para o golo - encontrava-se em posição irregular e o lance foi invalidado.
Com o passar do tempo, o panorama manteve-se. Com uma estratégia mais reativa, o Dortmund recuou as suas linhas e apostou no contra-ataque. O Monterrey, por sua vez, decidiu arriscar tudo, em busca de forçar o prolongamento - Sergio Ramos teve uma oportunidade de ouro no último minuto, mas cabeceou ao lado -, porém sem sucesso.