O Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (CROAC), localizado na Zona Industrial de Moimenta da Beira, mas cuja área de influência abrange também os concelhos de Armamar e Tabuaço foi inaugurado esta quarta-feira, 9 de julho, pelos três presidentes das Câmaras Municipais: Paulo Figueiredo (Moimenta da Beira), João Fonseca (Armamar) e Carlos Carvalho (Tabuaço). A nova infraestrutura, que rondou um investimento superior a meio milhão de euros, vai permitir reduzir e controlar a população de animais errantes dos três concelhos.

“Todos nós sabemos que isto resulta de um ato legislativo que nos obrigou a todos a constituição deste espaço. É de louvar acima de tudo os três municípios sempre amigos, mesmo no último quadriénio, quando o presidente José Eduardo Ferreira estava em funções na Câmara Municipal de Moimenta da Beira juntamente com os autarcas aqui presentes entenderam muito bem chegar a um consenso para este espaço se concretizasse”, disse Paulo Figueiredo.

Depois da inauguração, as entidades presentes realizaram uma visita guiada às instalações. O novo espaço, com capacidade para acolher entre 60 a 90 cães, dependendo do porte, conta já com 30 cães recolhidos. Brevemente o CROAC também vai começar a alojar gatos errantes e abandonados.

Na cerimónia de inauguração esteve presente o Presidente da Assembleia Municipal de Tabuaço, Leandro Macedo, o ex-Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, vereadores e membros das assembleias municipais dos três concelhos, presidentes de junta de freguesia, membros da Assembleia Intermunicipal da Associação de Recolha Oficial de Animais de Companhia dos Municípios de Moimenta da Beira, Armamar e Tabuaço, líderes da empresa FCC Meio Ambiente e outras entidades.