
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou mais de 40 concelhos, distribuídos pelos distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre e Faro, em risco máximo de incêndio rural esta quarta-feira, 9 de julho.
Além destes, quase todos os restantes concelhos dos 18 distritos do continente apresentam níveis de risco muito elevado ou elevado, sendo que esta situação deverá manter-se até pelo menos sexta-feira em algumas regiões. O grau de perigo é calculado pelo IPMA com base em fatores como temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e precipitação nas últimas 24 horas.
Segundo o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), desde o início do ano já ocorreram 3.102 incêndios, que destruíram cerca de 8.328 hectares de espaço rural.
O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Bragança e Vila Real até às 21:00 de hoje devido ao tempo quente, que constitui um risco para atividades dependentes da meteorologia.
O céu no continente deverá estar pouco nublado ou limpo, com alguma nebulosidade matinal no litoral e descida da temperatura máxima, exceto no nordeste transmontano e Algarve. As temperaturas mínimas variam entre 16 e 21 graus, enquanto as máximas oscilam entre 22 e 36 graus Celsius.