
Projeto percorreu todos os Agrupamentos de Escolas da região
Mais de 10 mil alunos e quase 600 professores e educadores de infância, dos 14 municípios da região, participaram, ao longo do ano letivo 2024/25, nas atividades itinerantes.
Os projetos “Laboratório Móvel das Ciências”, “Explorastórias” e “Alterações Climáticas” reforçaram, mais uma vez, o seu papel de promotores do sucesso educativo e na sensibilização para a sustentabilidade, o conhecimento científico e as competências do futuro.
A iniciativa Explorastórias, que alia a literatura infantil à literacia científica e se dirige ao público do pré-escolar, contou com 96 ações, que abrangeram 1811 crianças e 156 educadores. As crianças exploraram a ciência, página a página, tendo como ponto de partida uma história de um livro infantil. Com histórias que abordaram vários temas, esta sinergia entre literatura e ciência despertou a curiosidade e introduziu conceitos científicos desde cedo, num ambiente lúdico e envolvente.
Já o Laboratório Móvel das Ciências, dirigido aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (do 1.º ao 4.º ano), realizou 175 ações ao longo do ano letivo, envolvendo 3580 alunos e 198 professores em atividades práticas que abordaram temas como a robótica, o mundo digital, a criatividade e inovação, a colaboração e a resolução de problemas.
Por sua vez, o projeto O Futuro é Amanhã, dirigido para o 3.º Ciclo do Ensino Básico, realizou 149 sessões em que participaram 2860 alunos e 234 professores do 7.º ao 9.º ano. Esta iniciativa visou sensibilizar os jovens para questões do ambiente, das alterações climáticas e da sustentabilidade, recorrendo à “Bancada Móvel das Ciências”, ao jogo educativo “Apanhados pelo Clima” e ainda à atividade “Economia Circular”.
Durante o mês de julho o Laboratório Móvel das Ciências fará a sua itinerância de verão assegurando que também nas férias as crianças possam continuar a viver estas experiências educativas enriquecedoras.
Para Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, “a consolidação destes projetos demonstra o impacto positivo que têm na motivação e nos resultados dos nossos alunos. São ferramentas pedagógicas que fazem a diferença”.
Já Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM, sublinha que “a itinerância do conhecimento e da ciência está hoje plenamente integrada na estratégia educativa da região. O número de alunos envolvidos e a recetividade das escolas mostram que estamos no percurso certo: um caminho de proximidade, inovação e compromisso com o futuro”.