O Comando Territorial dos Açores, através do Posto Territorial da Praia da Vitória, do Destacamento Territorial de Angra do Heroísmo, no dia 14 de maio, realizou diversas ações de fiscalização direcionadas à atividade piscatória, no concelho de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira.

No decurso das ações, foram apreendidos 43,90 quilos de peixão (Pagellus bogaraveo). Foi ainda identificado um homem de 39 anos, tendo sido elaborado o respetivo auto de contraordenação, o qual será remetido à entidade administrativa competente, nomeadamente à Inspeção Regional das Pescas.

O pescado apreendido, após verificação do seu estado pelo veterinário municipal, foi entregue a instituições de solidariedade social da Ilha Terceira.

Estas operações contaram com a colaboração de inspetores da Inspeção Regional das Pescas (IRP), que se fizeram acompanhar por inspetores da Direção-Geral dos Recursos Marítimos (DGRM).

A GNR relembra que os recursos marítimos devem ser explorados de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se simultaneamente assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais.