
O distrito de Braga vai estar sob aviso amarelo este sábado e domingo, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. A Proteção Civil já alertou também para o risco de incêndio.
O aviso estará em vigor entre as 09H00 de sábado e as 11H00 de domingo.
O IPMA prevê “persistência de valores elevados da temperatura máxima, em especial no interior do distrito”.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou também para o perigo de incêndio rural que estará no nível Muito Elevado a Máximo nas regiões Norte, Centro e Algarve.
É esperado um “aumento do risco de incêndio, com condições favoráveis à ocorrência e rápida propagação de incêndios rurais, bem como, o aumento da dificuldade das ações de supressão, em especial nas regiões Norte, Centro e Algarve“, pode ler-se num comunicado da ANEPC.
A ANEPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor é proibido fazer queimada extensiva, queima de amontoados, utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito, fumigar ou
desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas, usar
motorroçadoras, corta-matos e destroçadores.
Para minimizar os riscos associados ao calor, a ANEPC reforça a importância de aumentar a ingestão de água, consumindo pelo menos 1,5 litros/dia (equivalente a 8 copos), aplicar protetor solar com fator superior a 30, a cada 2 horas; usar chapéu e roupas claras, largas e frescas; optar por refeições leves e frescas; refrescar-se regularmente com água ao longo do dia; e ter atenção redobrada a pessoas vulneráveis, como doentes crónicos, crianças e idosos..