
A localidade de Várzea Fresca, no concelho de Salvaterra de Magos, recebe, nos dias 4, 5 e 6 de julho, a 30.ª edição da tradicional Festa da Amizade, um evento que celebra três décadas de convívio popular com muita música, gastronomia, vacadas, sardinha assada, animação e outras iniciativas dirigidas a todas as idades.
Organizada pela AFA – Associação dos Amigos da Festa da Amizade da Várzea Fresca, a edição deste ano promete três dias de intensa animação e espírito comunitário. As festividades arrancam na sexta-feira, 4 de julho, às 18h30, com o Hastear da Bandeira e entoação do Hino Nacional. Às 19h abrem as tasquinhas e a quermesse. Pelas 21h realiza-se uma missa na Igreja da Várzea Fresca, seguida da Procissão de Velas em honra do Imaculado Coração de Maria, às 22h. A noite continua com o espetáculo do cantor Iran Costa, às 23h30, a primeira vacada da festa à meia-noite e baile com Telmo Faria, a partir da 01h.
No sábado, 5 de julho, o recinto abre ao público às 15h e, às 17h, tem lugar mais uma vacada. Seguem-se, pelas 18h, a reabertura das tasquinhas e da quermesse. A programação musical da noite inclui as atuações de Jorge Paulo & Susana (21h30) e Miguel Azevedo (23h30), a tradicional Sardinha Assada à meia-noite, nova vacada às 01h e animação com o DJ Nana pela madrugada dentro.
O último dia da festa, domingo, 6 de julho, começa cedo, com alvorada às 7h e o Convívio Piscatório na Barragem de Magos às 07h15. As tasquinhas e a quermesse voltam a abrir ao meio-dia. À tarde, pelas 16h, realizam-se jogos tradicionais populares, seguidos de vacada às 17h. A programação cultural continua com a atuação do Grupo de Danças e Cantares do Minho às 19h30, seguido de “O Batuque”. A animação musical prolonga-se noite dentro com Duo Ritmos da Noite II (22h) e o DJ Cmyke, que encerrará a festa já depois da meia-noite.