
O Jardim Municipal do Crato será, de 22 a 27 de maio, o palco da Feira do Livro 2025, promovida pelo Município do Crato. Com funcionamento diário entre as 10h00 e as 19h00, o certame alia a venda e exposição de livros a uma vasta programação cultural, pensada para todas as idades.
A inauguração está marcada para o dia 22, pelas 10h30, com um espetáculo musical protagonizado pelas crianças do centro infantil “A Eira”, seguido de atuações do grupo PLUSBAND e do Coro dos Seniores+Ativos. Ainda nesse dia, às 15h00, a escritora Manuela Tapadas, natural de Aldeia da Mata, apresenta o seu livro de poesia “Foi dom que Deus me deu”.
Ao longo da feira, haverá momentos dedicados ao público infantil e escolar, como a apresentação da história “A Menina do Mar” em teatro de fantoches, por Débora Bicho e Andreia Maurício, no dia 23, dirigida às crianças do ensino pré-escolar.
No dia 26, destaque para a escritora Rosa Gonçalves, que apresenta “Contar a natureza” às crianças do 2.º ciclo da EBI. Pelas 16h00, a conhecida jornalista e apresentadora Fátima Lopes sobe ao palco para apresentar o seu mais recente livro “O amor no andar de cima”, numa sessão que incluirá momentos de conversa e autógrafos.
A feira encerra a 27 de maio com duas apresentações especiais: pelas 10h30, Ana Filipa Correia leva “Era uma vez” às crianças do 1.º ciclo da EBI e, à tarde, pelas 14h30, João Rolo apresenta “Histórias de vida”, uma obra biográfica que promete inspirar o público.
Nos dias 24 e 25, a festa dos livros junta-se à animação com insufláveis para as crianças do concelho, promovendo a leitura num ambiente lúdico e descontraído. No dia 24, a programação cultural ganha um reforço especial com o Encontro de Bandas Filarmónicas, organizado pela Filarmónica do Crato e apoiado pelo Município, que trará ainda mais vida e música ao jardim municipal.
A Feira do Livro 2025 promete ser um verdadeiro encontro com a cultura, valorizando os autores locais e nacionais, incentivando o gosto pela leitura e celebrando a partilha de histórias, memórias e saberes. A entrada é livre.