Inaugurou-se na passada sexta-feira, dia 11 de julho, a exposição “CIRCUITO DE VILA REAL: O INÍCIO”, integrada no projeto “Espaços pela Inclusão”, no espaço Bairros da Bila – O Meu Bairro É Top, no Bairro da Araucária.
A partir do arquivo do Museu do Som e da Imagem, revisitamos a década de 1930, partindo dos anos do início e da consolidação do Circuito de Vila Real até à primeira interrupção, forçada pela Segunda Guerra Mundial.
Para Mara Minhava, vereadora da cultura da Câmara Municipal de Vila Real, fez sentido ao Município tornar esta exposição itinerante tendo em conta tratar-se de um tema querido aos vila-realenses e considerando a 54ª edição do Circuito Internacional de Vila Real a que se acabou de assistir. “Revitalizar esta exposição permite descentralizar cumprindo o objetivo de aproximar a arte e a identidade cultural da população do bairro”, conclui a vereadora.
O projeto “Espaços pela Inclusão”, onde se insere a exposição, é promovido pelo Município de Vila Real e cofinanciado pela União Europeia através do Programa Regional NORTE 2030. Visa promover a inclusão ativa dos habitantes dos Bairros da Araucária e Telheira através de ações relacionadas com património e cultura, empregabilidade e empreendedorismo, práticas ocupacionais e bem-estar físico e mental. Iniciado em abril, o projeto tem contado com uma adesão cada vez maior nas suas ações. Desde encontros intergeracionais através da iniciativa “Arte no Bairro” a aulas de dança, craquelado, música e meditação, este é um espaço que permite às pessoas manterem-se dinâmicas sem saírem do seu bairro.
A exposição “CIRCUITO DE VILA REAL: O INÍCIO”, de entrada livre, estará patente ao público até ao dia 19 de setembro, de segunda a sexta-feira, entre as 14h00 e as 17h00, no espaço Bairros da Bila – O Meu Bairro É Top, no Bairro da Araucária.