A Feira do Livro de Moura, que decorre entre os dias 25 de maio e 1 de junho, recebe a exposição “Camões na Banda Desenhada”, uma mostra única que revisita a vida e obra do poeta Luís de Camões através da arte da Banda Desenhada.

O evento, que pode ser visitado no Cine-Teatro Caridade, apresenta cerca de 35 versões ilustradas, abrangendo desde a primeira adaptação conhecida, no século XIX, até às mais recentes produções contemporâneas.

A exposição é fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Moura e o GICAV – Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu, reforçando um trabalho colaborativo de longa data, a mostra, que visa dar a conhecer Camões de uma forma acessível e inovadora, é uma oportunidade para os amantes da Banda Desenhada e da literatura portuguesa explorarem um dos maiores ícones da cultura nacional sob uma nova ótica.

Durante a Feira do Livro de Moura, será também apresentado o fanzine “Camões na obra de Carlos Alberto Santos e Lembranças de Carlos Alberto”, a publicação, com 48 páginas repletas de ilustrações e com texto de João Manuel Mimoso, é dedicada a um dos mais importantes autores de Banda Desenhada de Portugal, Carlos Alberto Santos. O fanzine será lançado no sábado, 31 de maio, às 16:30, no Espaço da Feira.

Carlos Alberto Santos, que foi uma figura de destaque nos anos 50 a 70, ilustrou inúmeras capas de revistas e produziu cromos para diversas coleções, embora tenha dedicado os últimos anos da sua carreira à pintura a óleo, ainda assim teve tempo para criar a capa do álbum “Salúquia – a Lenda de Moura em Banda Desenhada”, editado pela Câmara Municipal de Moura.

Esta é uma oportunidade imperdível para os visitantes da Feira do Livro de Moura conhecerem mais sobre a interseção entre a literatura clássica e a arte da Banda Desenhada, além de celebrar o legado de Camões de uma forma inédita.