
Um ex-autarca e atual gestor dos Correios de Beja foi detido pela Polícia de Segurança Pública (PSP) sob suspeita de desviar material de correspondência e de cometer outros crimes.
O homem de 48 anos, que também exerceu funções como chefe de gabinete no município de Mértola, é acusado de peculato, furto e violação de correspondência.
A detenção ocorreu durante uma operação realizada pela Esquadra de Investigação Criminal da PSP, que teve início após uma denúncia que alertava para a prática de crimes por parte de um responsável de uma instituição pública prestadora de serviços.
As investigações da PSP permitiram reunir provas suficientes para que a Autoridade Judicial emitisse mandados de busca, incluindo um à viatura do suspeito.
De acordo com a PSP, foram apreendidos diversos equipamentos avaliados em milhares de euros, que teriam sido furtados no âmbito da atividade do acusado nos Correios de Beja.
As autoridades sublinharam que a operação, realizada na cidade de Beja, foi uma ação estratégica para investigar crimes cometidos no contexto de serviços públicos.
O ex-autarca será agora presente a interrogatório judicial, onde serão determinadas as medidas de coação a serem aplicadas.
A detenção e os desdobramentos da investigação têm gerado grande repercussão na região, dado o envolvimento do suspeito em funções de destaque na administração pública.