
Estremoz acolhe, entre 4 e 6 de julho, a Feira Internacional do Desporto (FIDMOZ) e o Festival da Juventude, eventos promovidos pela Câmara Municipal com o objetivo de promover a prática desportiva e proporcionar momentos de convívio à população, em especial aos jovens do concelho.
O Parque de Feiras e Exposições voltou a ser o epicentro de uma vasta programação que alia torneios, workshops, demonstrações e atuações musicais. A cerimónia de abertura teve lugar esta sexta-feira, dia 4, e contou com a presença de representantes de entidades locais, clubes, associações e da Sociedade Columbófila Rainha Santa Isabel, responsável pela tradicional largada de pombos.
Durante o fim de semana, o recinto acolhe atividades em mais de 20 modalidades, entre as quais basquetebol 3×3, hóquei em patins, patinagem artística, natação para bebés, boccia, padel, ténis, pesca desportiva, tiro com arco, pool português, dança e orientação pedestre.
O Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, José Daniel Sadio, sublinhou o papel do movimento associativo local e destacou que este evento é «uma necessidade». Segundo o autarca, «vocês há muito que reclamavam, no bom sentido, mais e melhor desporto em Estremoz. E este evento é uma mostra, é um ponto de encontro, é um espaço de balanço anual».
A FIDMOZ é também, para o município, um reflexo da evolução desportiva do concelho. «Ano após ano, passo a passo, de forma responsável, séria e com verdade, conseguimos aumentar não só o número de entidades que se nos associam, mas também o número de praticantes. Cerca de 4000 atletas fazem desporto em Estremoz», afirmou José Daniel Sadio, sublinhando o trabalho desenvolvido no âmbito do desporto para todos, desde os mais novos até à população sénior.
Além da vertente desportiva, o Festival da Juventude marca presença com dois dias de concertos. Esta sexta-feira atuaram DJ Paulo Silva, MC Zuka e DJ Overule. No sábado, dia 5, o palco recebe DJ Dadão, Wet Bed Gang e DJ Dadda. A entrada é gratuita.
Para o presidente do município, «este evento deve-se àquilo que todos exigem de nós e por isso tinha que acontecer», acrescentando que «não há nenhum setor da Câmara que não esteja envolvido num evento desta dimensão».
O autarca revelou ainda que estão a ser desenvolvidos projetos para melhorar as infraestruturas desportivas do concelho. «Estamos a trabalhar para haver mais condições, mais instalações. O novo pavilhão não será um, serão dois», referiu, apontando para a necessidade de continuar a criar «bons hábitos de saúde» e garantir «excelente prática e muita qualidade de vida» em Estremoz.
A programação prolonga-se até domingo e conta com o envolvimento de dezenas de clubes, associações e empresas locais e regionais.