
O espanhol Nadal Roig Serralta ganhou o grande prémio do 1.º Concurso Internacional de Órgão de Évora, anunciou hoje a organização.
Este concurso, que decorreu no âmbito do Festival Internacional de Órgão de Évora (FIOE), teve esta semana as provas públicas dos oito candidatos admitidos em pré-seleção, oriundos de Itália, Espanha e Portugal, que se realizaram nos órgãos das igrejas de S. Francisco e do Espírito Santo.
Este evento cultural, segundo os promotores, deu a oportunidade a jovens organistas, entre os 14 e os 25 anos, de poderem “mostrar-se e evoluir diante de um júri internacional de alto nível”.
A lista de premiados no concurso inclui vários portugueses. No nível básico, o 1.º prémio foi atribuído a David Penela, e Sophia António conquistou o 3.º prémio.
No nível médio, António Costa ganhou o 2.º prémio e o 3.º prémio foi atribuído a Luísa Correia. No nível superior, Alice Rocha recebeu uma menção honrosa.
O FIOE, é organizado pela igreja de S. Francisco em parceria com o Cabido da Sé de Évora e a igreja do Espírito Santo.
O concurso, que integra as atividades paralelas do festival, tem periodicidade bienal e destina-se a jovens organistas até aos 29 anos.
Os prémios monetários totalizaram 6.550 euros, sendo que o grande prémio, destinado ao vencedor do nível superior, é de 4.000 euros, mais um concerto no próximo Ciclo do Festival, em Évora ou na Igreja de S. Vicente de Fora, em Lisboa.
A cidade de Évora tem um “património organístico único em Portugal, recentemente recuperado”, segundo os promotores, que pretendem, com este concurso, “implementar a sua divulgação e dá-lo a conhecer, assim como o repertório escrito e apto para estes órgãos”.