A segunda edição do Elvas Dança arranca esta quinta-feira, feriado de 1 de maio, e prolonga-se até dia 10, com atuações em 14 Estruturas Residenciais para Idosos do concelho de Elvas. A iniciativa pretende levar a arte da dança junto da terceira idade, aproximando gerações através do movimento e da expressão artística.

O evento reúne cerca de quatro centenas de bailarinos, pertencentes a dez grupos e associações da área da dança, que ao longo de dez dias irão atuar em lares e instituições de apoio à população sénior, espalhadas por todo o concelho.

A programação inicia-se com as Naadirahs, que se apresentam às 10h00 na Associação de Assistência dos Amigos de Vila Fernando, seguindo depois para a Residência Sénior de Vila Fernando, onde atuam às 11h00. No dia 3 de maio, será a vez das Saphirabellydance levarem a sua arte ao Lar de Santa Eulália (10h00) e à Associação de Apoio à Infância e 3.ª Idade de São Vicente (11h00).

Também no dia 3, pelas 14h30, os Dançarilhos atuam na Associação Beneficência Amigos da Terrugem, enquanto o Grupo de Dança da Gota D’Arte apresenta a sua coreografia no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Elvas, às 15h30.

A 7 de maio, o destaque vai para os Pequenotes do Agrupamento de Escolas Nº3 de Elvas, que levam o seu entusiasmo até à Associação de Assistência de Vila Boim, às 14h30. No dia seguinte, 8 de maio, será a vez do Grupo de Dança dos Avançados do mesmo agrupamento, com atuação na Fundação António Gonçalves, também às 14h30.

A 9 de maio, os alunos do Curso de Desporto do Agrupamento Nº3 sobem ao palco improvisado no Lar Júlio Alcântara Botelho, pelas 15h00.

O último dia do Elvas Dança, 10 de maio, conta com um conjunto especial de atuações. A Academia de Dança de Elvas apresenta-se às 10h30 na CLEPSIDRA, seguindo-se “Os Dançarilhos” na Fundação Centro Social Nossa Senhora do Paço, às 11h30. À tarde, o grupo AltoEspírito atua às 14h30 na APPACDM de Elvas, e o encerramento do ciclo fica a cargo do grupo Spotlight, do Colégio Luso-Britânico de Elvas, com apresentação final no Centro Humanitário da Cruz Vermelha Portuguesa de Elvas, às 16h00.

Esta iniciativa reforça o papel da dança como meio de inclusão, estímulo emocional e proximidade intergeracional, oferecendo momentos de alegria e cultura à população mais envelhecida do concelho.