
Com as temperaturas a ultrapassarem os 30°C em grande parte do país, a Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu esta terça-feira um conjunto de recomendações preventivas para fazer face ao calor intenso, que deverá manter-se nos próximos dias.
A autoridade de saúde aconselha a ingestão regular de água, mesmo sem sede, e desaconselha o consumo de bebidas alcoólicas. Sugere ainda que se evite a exposição solar entre as 11h00 e as 17h00, devendo utilizar-se vestuário leve e largo, chapéu de abas largas, óculos de sol e protetor solar com fator mínimo de 30, a aplicar de duas em duas horas.
A DGS sublinha a importância de proteger os grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos, doentes crónicos e pessoas com mobilidade reduzida. Aconselha ainda refeições leves e frescas, evitar esforços físicos nas horas de maior calor e procurar permanecer em ambientes frescos durante parte do dia.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu aviso amarelo para os distritos de Setúbal, Évora e Beja entre quarta e quinta-feira, e para Lisboa na quinta-feira, devido à persistência de temperaturas elevadas.
As temperaturas poderão ultrapassar os 35°C no sul e no vale do Tejo, sendo o fenómeno associado a uma massa de ar quente proveniente do Norte de África. O índice de radiação ultravioleta manter-se-á em níveis muito elevados.
A população é ainda alertada para o risco acrescido de incêndio rural, que deverá aumentar a partir de terça-feira, sobretudo no sul do país.