A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal dos Açores, deteve um homem de 46 anos, fortemente indiciado pela prática dos crimes de rapto e coação sexual, ocorridos na madrugada de 29 de junho, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.
De acordo com a investigação, o suspeito — vizinho das vítimas, de 26 e 51 anos — abordou-as nas imediações de um espaço de diversão noturna, oferecendo-lhes boleia até casa, proposta que foi aceite devido à relação de proximidade existente. No entanto, já no interior da viatura, trancou as portas e sujeitou ambas a atos sexuais de relevo, levando-as ainda para um local isolado com o intuito de continuar as agressões.
A rápida atuação de um amigo da vítima mais nova, que recebeu mensagens com dados de localização e se dirigiu ao local, foi crucial para evitar consequências mais graves e permitiu o resgate das duas mulheres.
O arguido foi presente a tribunal para primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicadas as medidas de coação de apresentações bissemanais, proibição de contactos com as vítimas e de aproximação até 100 metros.