A semana começou com céu cinzento e chuva em grande parte do território nacional, mas o cenário meteorológico vai mudar rapidamente. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), já a partir de terça-feira, 20 de maio, Portugal Continental volta a registar tempo seco, mais quente e com céu geralmente limpo, especialmente no Sul do país.

Esta segunda-feira, 19 de maio, ficou marcada por precipitação nas regiões Norte e Centro, com excepção dos distritos de Bragança, Guarda e Castelo Branco. No Sul, a chuva deu tréguas, prevendo-se apenas céu nublado em Lisboa, Évora e Algarve. As temperaturas oscilaram entre os 15ºC na Guarda e os 26ºC em Beja e Faro.

amanhã, terça-feira, o tempo melhora substancialmente. O céu deverá apresentar-se pouco nublado no Centro e limpo no Sul, com apenas alguma nebulosidade no Norte e na Madeira. A chuva deverá restringir-se aos Açores, nos grupos Ocidental e Central. As temperaturas vão subir, podendo atingir os 29ºC em Faro, 27ºC em Beja e Castelo Branco e 26ºC em Évora e Setúbal.

Na quarta-feira, 21 de maio, a tendência de subida mantém-se, com o IPMA a prever temperaturas máximas de 31ºC em Faro, 29ºC em Beja e Castelo Branco e 28ºC em Évora. Lisboa deverá chegar aos 23ºC e o Porto aos 20ºC. O céu manter-se-á limpo no Sul, com alguma nebulosidade nas regiões Norte e Centro, sendo esperada precipitação apenas na ilha Terceira, nos Açores.

Com a aproximação do verão, o tempo quente começa finalmente a marcar presença, convidando a sair à rua — mas sempre com atenção à radiação UV, que tende a subir com o céu limpo e temperaturas elevadas.