Vinte e sete participantes e trinta e quatro produtos compuseram a 6ª Mostra Gastronómica da Castanha de Arrifana, num evento que teve como objetivo a  divulgação e valorização deste fruto de outono. 

Pudim de Castanha, Manteiga de Castanha, Bolo de Castanha, Pastel de Castanha, Filhoses de Castanha, Puré da Castanha e Abóbora e Tarte de Castanha foram algumas das propostas que evidenciaram a versatilidade deste produto endógeno. Entre doces e salgados, os pratos fizeram as delícias dos visitantes deste evento, promovido pela USDRA – União Social Desportiva e Recreativa de Arrifana, com o apoio da Junta Freguesia de Arrifana e da Câmara Municipal da Guarda.

Durante dois dias a castanha foi o destaque nesta aldeia do concelho da Guarda, que pela sexta vez organiza este evento que tem como objetivo promover o património gastronómico, dinamizar a economia local e valorizar a castanha, como um produto de excelência.

Assim, no sábado, dia 2 de novembro, decorreu o 3º Festival do Caldo de Castanha,  seguido do magusto convívio e música ao vivo com Armando Almeida. Já no domingo,  dia 3 de novembro, o dia começou com a visita da chef Maria Caldeira de Sousa a um dos  produtores de castanha da Freguesia, Tiago Correia, que explicou mais sobre a sua  produção de castanha martaínha e judia. À tarde, os visitantes puderam assistir ao  showcoooking, conduzido pela Chef Maria Caldeira de Sousa, Mestre em Alimentação:  Fontes, Cultura e Sociedade pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e  distinguida como Mesa de Mérito pelo Guia Boa Cama Boa Mesa 2022, do jornal  Expresso. A chef confeciou uma sobremesa à base de castanha e mel e um bacalhau com  castanha, que após o repto lançado pelo Presidente da Junta de Freguesia de Arrifana,  viria a ser o “Bacalhau à Arrifana”. 

O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, marcou presença no evento e felicitou a organização pelo sucesso da iniciativa diferenciadora, que ano após ano, tem crescido.

No decorrer da Mostra Gastronómica da Castanha, o júri apreciou os pratos a concurso, em duas categorias, restauração e particulares.

Na categoria restauração, o Salão de Chá “Borboleta, Chá-&Arte” conquistou o primeiro prémio, seguido do Restaurante “Pensão Aliança” e do Restaurante “Churrasqueira Carvalho”, que conquistaram o segundo e terceiro prémio, respetivamente.

Já nos particulares Clarisse Martins foi a grande vencedora, seguida de Cristina Lourenço e Maria da Ascenção Alpendre.

A animação musical também não faltou e esteve a cargo do Grupo de Concertinas “Estrelas do Jarmelo“.

O presidente da USDRA, Rui Badana, felicitou os participantes da mostra gastronómica  da castanha, pela criatividade e qualidade dos produtos apresentados e agradeceu às  entidades parceiras que permitiram a organização do evento e aos presentes deixando  desde logo o convite para a próxima edição do evento.