Incêndio em zona agrícola consumiu mais de 500 hectares em menos de 5 horas.

No passado domingo, 27 de julho a temperatura não estava muito elevada e tudo parecia estar a caminhar para um dia calmo, mas 14:31 os postos de vigia deram o alerta para um incêndio, próximo de Seda, no concelho, de Alter do Chão, pouco depois a localização da coluna de fumo voltou a sofrer alteração e passou para próximo de Chança. Por fim foi encontrada a verdadeira origem da coluna de fumo, num terreno próximo do lugar de Casas Novas, no concelho de Avis.

Dadas as condições atmosféricas, o fogo progrediu de forma bastante rápida e colocou em perigo, algumas habitações, arrumos e até mesmo algumas instalações destinadas ao abrigo de animais. Valeu o esforço dos meios das várias entidades que estiveram empenhados no combate às chamas que impediram danos maiores e que se empenharam até ao limite, situação que levou a que seis pessoas acabassem por ter que ser assistidas, um civil, um sapador florestal e quatro bombeiros.

Este incêndio, veio a reforçar a importância da adoçam de comportamentos responsáveis, quer seja por parte dos proprietários e utilizadores de espaços rurais, mas também pelos populares que por querem ajudar, ou apenas assistir à evolução dos trabalhos, acabam por dificultar o trabalho dos operacionais.