A Escola de Modalidades da Casa do Benfica de Oliveira de Azeméis voltou a realizar o seu CAMPUS, programa que visa oferecer uma solução para a ocupação dos tempos livres dos atletas durante o período de férias escolares, que se realiza entre os dias 30 de junho e 31 de julho, por vários pontos do concelho.

Para a edição deste ano, o CAMPUS preparou uma programação diversificada, estendendo-se para além das habituais práticas desportivas. Gonçalo Fernandes, um dos monitores, salientou esta aposta na variedade: "Este ano trouxemos um leque diferente e diverso de atividades e começámos a introduzir mais a vertente artística". Para além do basquetebol e voleibol, os participantes tiveram e terão acesso a aulas de música, workshops de graffiti, sessões de teatro, culinária e prática de paddle. O programa contempla ainda visitas a locais como a Praia de Espinho, o Parque Aquático de Amarante ou o Bioparque do Pisão, e um dos pontos altos do CAMPUS: o acampamento de três dias.

Esta diversidade de propostas tem como objetivo promover um desenvolvimento pessoal mais completo dos jovens, conforme realça a também monitora, Sara de Sousa: “Para além de tentarmos ser um campo de férias, queremos que eles saiam daqui um bocadinho melhores". Por sua vez, Vítor Cabral, coordenador do CAMPUS 2025, explicou a missão multifacetada da iniciativa: "O objetivo é conseguirmos manter os nossos atletas em atividade mais um mês. Eles não têm aulas, os pais muitas vezes não têm soluções para eles e o CAMPUS também tem esse objetivo ".

O projeto conta com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, que cede as instalações necessárias para as atividades. Para garantir a supervisão e o acompanhamento dos cerca de 80 jovens que deverão passar pelo CAMPUS, uma equipa de dez monitores estará em permanência, assegurando um rácio de, pelo menos, um monitor por cada dez participantes. Muitos destes monitores são estudantes universitários que encontram no CAMPUS uma oportunidade valiosa para aplicar e desenvolver as competências aprendidas nas suas áreas de estudo, como Psicologia, Comunicação ou Desporto.