
Começa amanhã, dia 22, a 8.ª edição do Congresso Nacional do Azeite, no Centro Cultural de Campo Maior, contando com uma keynote de Assunção Cristas, sobre o ESG no sector oleícola.
Organizado pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL), em parceria com a Câmara Municipal de Campo Maior, no âmbito da Feira Nacional de Olivicultura, este ano o Congresso acontece num momento particularmente relevante para o sector, dado o novo recorde da produção da última campanha que regista um aumento de 10% face à anterior e é a segunda melhor campanha de sempre (o que tem como efeito descida do preço de venda ao público), as exportações acima dos mil milhões de euros e Portugal – o sexto maior produtor de azeite do mundo e o terceiro maior exportador da Europa, ter sido reconhecido no ano passado como o país que produz o azeite com maior qualidade a nível mundial.
Aquele que é o grande evento e debate anual do sector, contará com vários painéis de debate, apresentações e uma keynote, reunindo mais de 30 reputados oradores nacionais e internacionais, em representação das principais instituições do sector, da academia, e dos principais produtores.
ESG no sector olivícola, bem como a Identidade do Azeite Português: Marca & Origem; e O Caminho do Azeite na Alta Cozinha, são os temas que irão ser abordados este ano.
Durante o Congresso serão também conhecidos os vencedores dos Prémios do Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura.