
Com o objetivo de preparar a criação de novas salas dedicadas à medicina dentária e gabinetes de higiene oral O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo (ULS Estuário do Tejo) realizou uma visita técnica ao Centro de Saúde de Benavente, numa iniciativa que se enquadra na estratégia de reforço e aposta no alargamento do acesso a consultas e tratamentos de medicina dentária.
Segundo a ULS do Estuário do Tejo, “o Conselho de Administração tem assumido uma forte aposta em aumentar o acesso a consultas e tratamentos de medicina dentária”. Esta aposta tem vindo a traduzir-se num crescimento expressivo da atividade. “Entre janeiro e junho deste ano, a nossa ULS realizou 5.317 consultas de medicina dentária, contra as 1.744 consultas realizadas em igual período do ano passado”, refere a mesma entidade.
O projeto de construção das novas salas no Centro de Saúde de Benavente está a cargo do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH), uma entidade do Ministério da Saúde especializada em engenharia de instalações de saúde.
No mesmo contexto, foi também realizada uma visita técnica à Unidade de Saúde Familiar (USF) de Samora Correia. Esta visita teve como objetivo a preparação do projeto para a construção de dois novos gabinetes médicos, destinados a apoiar a autonomização clínica dos internos dos últimos anos do Internato de Medicina Geral e Familiar.
A ULS do Estuário do Tejo destaca que “a construção destes dois novos gabinetes médicos irá permitir uma expansão da atividade e fortalecer as já excelentes condições formativas da USF Samora Correia”.
Estes investimentos inserem-se no esforço da instituição para melhorar a capacidade de resposta das suas unidades, quer na área da medicina dentária, quer na medicina geral e familiar, contribuindo para um acesso mais eficiente e de maior qualidade aos cuidados de saúde por parte da população.