
A candidatura conjunta dos 13 municípios do Baixo Alentejo foi escolhida para acolher o título de Cidade Europeia do Vinho em 2026. A distinção foi atribuída no âmbito do projeto promovido pela Recevin – Rede Europeia das Cidades do Vinho.
A candidatura foi apresentada em nome dos municípios de Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Ourique, Serpa e Vidigueira, contando com o apoio da CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo e da Entidade Regional de Turismo.
A Cidade Europeia do Vinho é um título anual que visa promover os territórios vitivinícolas europeus, contribuindo para a valorização da cultura, do património e da economia ligados ao vinho. A AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, enquanto parceira da iniciativa, coordena a participação nacional e coube este ano aos seus municípios associados a escolha da candidatura vencedora.
Com esta distinção, os 13 municípios alentejanos irão dinamizar, ao longo de 2026, um conjunto de iniciativas culturais, turísticas e económicas centradas na valorização da produção vitivinícola da região.