No passado dia cinco de junho, a POLO – Produtos Ópticos comemorou 60 anos de presença na cidade de Vila Real, com um evento, na Quinta do Paço, na freguesia de Arroios, dedicado aos parceiros, amigos e instituições.

Após uma pequena receção aos convidados, a sala rapidamente encheu para um momento de descontração com um Quizz com perguntas variadas, a que se seguiram umas entradas no exterior. De regresso ao interior, todos os convidados ouviram um breve discurso do administrador Luís Sommer Ribeiro, que em poucas palavras resumiu os 60 anos de trabalho da POLO junto do mercado e dos parceiros.

Houve ainda lugar para o visionamento de um vídeo que percorreu a história da empresa, bem como alguns testemunhos de colaboradores. No final teve lugar um jantar com a oferta por parte da empresa de algumas lembranças aos presentes.

Uma empresa vila-realense desde a fundação

Situada na Rua da Fábrica, na cidade de Vila Real, a POLO – Produtos Ópticos instalou-se, em 1965, a poucos metros da estação de comboios que à época servia a cidade, mantendo a sua base de produção no mesmo local até à atualidade.

O seu administrador contou que a localização se deveu a um condicionamento industrial que vigorava na época em Portugal, tendo sido concedido alvará ao fundador, apenas em Vila Real, tendo optado pela proximidade da estação ferroviária dada a sua quota elevada de exportação de produtos óticos.

Assume-se desde a fundação como uma empresa de capital 100% português e que tem mantido no seio familiar, algo que Luís Sommer Ribeiro caracteriza como “super sucesso”, dado que “normalmente as empresas familiares na terceira geração morrem, mas graças a Deus estamos com horizonte ainda muito compridos”.

Apesar da POLO já carregar mais de meio século de operações, “a marca do fundador ficou bastante gravada na memória da empresa”, tendo passado para o filho, que neste momento é o presidente do Conselho de Administração, e “já temos pessoas da terceira geração também no caminho que temos andado a fazer. A POLO tem o slogan – confiança que se vê – e tem sido mesmo isso que tem acontecido por parte dos clientes”.

Para Luís Sommer Ribeiro o segredo do sucesso passa por “muito trabalho, muito suor, muita convicção e também muita inovação e criatividade.

Para Carlos Silva, vereador da Câmara de Vila Real, a POLO é uma empresa que “teve sempre um impacto muito relevante no tecido económico do concelho, uma empresa que empregou muito mais gente no passado do que emprega hoje, mas continua a ser uma empresa com muita gente de Vila Real a trabalhar nas suas instalações”.

O autarca que tem a mesma idade que a empresa, sempre se habituou a tê-la “como uma referência de Vila Real, para além de que está a trabalhar numa área tecnológica muito relevante e, portanto, empresas com estas características ao nível tecnológico e do conhecimento, são relevantes para o tecido empresarial, regional e local”.

Inovação e confiança no futuro

Diogo Ferreira da Silva, diretor comercial da POLO, confessou que é uma luta de “David contra Golias”, dada a competitividade do setor e da presença das multinacionais. Apesar disso, distinguem-se por terem conseguido “estar à frente em termos de tecnologia”, possuindo “uma tecnologia de lentes muito avançada”, e tendo “a melhor relação qualidade preço, em termos de produto”.

Ao contrário das outras marcas, o diretor comercial admitiu que o foco da empresa não é a comunicação de massas, mas o contacto com as óticas que irão depois proporcionar a venda dos produtos que a POLO possui, por isso não estranha que, apesar dos 60 anos de existência, esta não seja tão conhecida no mercado.

No ano passado, a marca lançou uma novidade que permite personalizar as lentes “de acordo com a vida profissional do paciente, mas também com o seu estilo de vida, o que faz no lazer e nos tempos livres”.

Para os próximos anos, o administrador mantém a confiança nas novas gerações, tendo a certeza de que “vão continuar, seguramente, este trabalho magnífico que tem sido feito nestes sessenta anos”.